Contexto Paulista Titulo
Agilidade nos cartórios
Por Wilson Marini
Da APJ
19/12/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Os benefícios da internet chegaram de forma definitiva aos serviços dos cartórios no interior paulista. A partir de quarta-feira, dia 18, é possível solicitar, receber e guardar eletronicamente certidões de nascimento, casamento e óbito geradas em 838 cartórios de registro civil do Estado. Os documentos poderão ser enviados a órgãos públicos e privados que trabalhem com documentação eletrônica. Para usufruir do novo serviço, basta ao usuário acessar o endereço www.registrocivil.org.br, selecionar a opção de envio, o tipo de certidão que precisa (nascimento, casamento ou óbito) e seguir o passo a passo. O link para a certidão digital, assinada digitalmente pelo oficial do cartório, será remetido ao e-mail do solicitante. O prazo, o custo e a validade da certidão digital são os mesmos das certidões em papel.

Certidão eletrônica

Há exato um ano, esta coluna noticiou que São Paulo se tornava pioneiro com o lançamento das certidões eletrônicas, emitidas eletronicamente pelos cartórios e entregues em formato papel para o usuário em qualquer cartório. Desde então, cerca de 226 mil certidões eletrônicas foram emitidas. Na prática, o cidadão que nasceu em determinada cidade pode solicitar a certidão em qualquer cartório do Estado, independentemente de onde se encontre o registro original.

Nos Estados

Após o lançamento das certidões eletrônicas no Estado de São Paulo, quatro Estados aderiram ao projeto: Espírito Santo, Santa Catarina, Pernambuco e Amazonas já emitem certidões interestaduais de nascimento, casamento e óbito, possibilitando ao cidadão obter a segunda via de sua certidão no cartório mais próximo de sua casa ou trabalho sem a necessidade de deslocamento ou contratação de despachantes para realizar o serviço.

Trilha para o mar

Foi reaberta a trilha Ecoturismo Caminhos do Mar, composta por 9,2 quilômetros no Parque Estadual da Serra do Mar e que percorre a Estrada Velha de Santos em meio à Mata Atlântica. A pista teve que ser recuperada devido deslizamentos e queda de barreiras. O trajeto está disponível de terça-feira a domingo, das 9h às 16h. Além de uma opção de ecoturismo, a trilha é também um programa histórico e cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, algumas datadas do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na interligação entre o Litoral e o Planalto paulista.

Mão na massa – 1

Um grupo de amigos decidiu descruzar os braços e dar cara nova ao bairro em que moram em Araraquara, o Jardim Martinez. A história positiva foi contada pelo jornal Tribuna Impressa, da Rede APJ (Associação Paulista de Jornais). A decisão nasceu de conversa em um bar, que fica próximo ao campinho de futebol onde eles fazem a disputa anual de solteiros contra casados. Os amigos formaram o grupo intitulado Eu amo o Martinez. Junião, um dos líderes, conta que eles estavam cansados de olhar para o bairro e ver mato alto por todos os lados. Fizeram uma ‘vaquinha’ e compraram equipamento para roçar o mato. O matagal ao redor da igreja do bairro já foi capinado. O próximo passo vai ser pintar as traves do campo e limpar a pracinha do bairro para que possa ser frequentada pelas famílias.

Mão na massa – 2

Os amigos fazem questão de dizer que a atitude não é em enfrentamento à prefeitura. “Apenas paramos de reclamar de braços cruzados e decidimos agir. Queremos nosso bairro limpo”, dizem. A atitude surpreende, mas não é nova. Os jornais da APJ relataram diversos casos de comunidades de bairros que saíram à luta para solucionar problemas urbanos no interior paulista nos últimos anos. Além disso, histórias como a de Araraquara foram detectadas como tendência pelo futurólogo John Naisbitt nos Estados Unidos nos anos 1990. Ele disse à época que a ação voluntária e coordenada da população para suprir falhas e demoras do poder público era uma das mudanças latentes na sociedade americana e que o comportamento se irradiaria para outras partes do mundo. A novidade veio para ficar?




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;