Internacional Titulo
Japão e EUA responderão China com firmeza, diz Suga
28/11/2013 | 05:35
Compartilhar notícia


O chefe de gabinete e porta-voz do governo do Japão, Yoshihide Suga, afirmou nesta quinta-feira que os ministros de defesa do Japão e dos Estados Unidos concordaram em responder com firmeza e calma aos movimentos da China para alterar o status quo da região. Os ministros conversaram por conferência telefônica.

De acordo com Suga, o ministro de defesa japonês, Itsunori Onodera, e o secretário de defesa dos Estados Unidos, Chuck Hagel, concordaram que a criação de uma nova zona de defesa aérea pela China representa "uma ação que pode levar a circunstâncias imprevisíveis e que pode mexer com a estabilidade regional".

O porta-voz do governo japonês ainda disse que o Japão pretende entregar o seu ponto de vista em conjunto com os norte-americanos e com outros países para o governo chinês.

No sábado, o Ministério de Defesa da China divulgou um mapa de uma nova zona de defesa antiaérea e identificação obrigatória de aeronaves que voam sobre o Mar da China Oriental. A área inclui uma cadeia de ilhas também reivindicadas pelo Japão, o que levou Tóquio a protestar contra a medida. Após o anúncio, o Japão disse que a medida era inválida, enquanto os Estados Unidos enviaram dois bombardeiros B-52 para sobrevoar a zona de defesa aérea da China. Fonte: Dow Jones Newswires.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;