Memória Titulo Memória
O dia que a Rádio Diário alcançou os 1300 khz

Há exatos 30 anos a Rádio Diário inaugurava sua nova frequência

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
23/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Há exatos 30 anos, em 23 de novembro de 1983, a Rádio Diário (antiga Independência) inaugurava sua nova frequência de 1300 khz, com potência de 10 kilowatts. Ao meio-dia, a voz potente de Rolando Marques interpretava o editorial escrito por Fausto Polesi, diretor de Redação do Diário, saudando uma nova era. O editorial foi publicado no dia seguinte, e dele extraímos os seguintes tópicos.

1 – 23 de novembro de 1983. Um momento especial na história desta emissora, que sempre marcou sua trajetória por lances de arrojo. Neste instante, avançamos no tempo, conquistamos um acalentado sonho. Em sua nova frequência e com potência irradiante de 10 kw, a Rádio Diário se coloca ao lado das grandes emissoras brasileiras.

2 – Estamos instalados em São Bernardo, a cidade que alcançou projeção nacional pelo seu poderio econômico, pela movimentação dos seus líderes sindicais, pela fama de seus móveis e automóveis.

3 – São Bernardo integra o que chamamos a região do Grande ABC, sete municípios irmanados porque formados de um núcleo apenas, a Vila de São Bernardo.

4 – Esta é uma região progressista. Sua população beira 2 milhões de habitantes, muitos dos quais provindos de todas as partes do Brasil.

5 – Através das ondas da nova Rádio Diário, falaremos para o Grande ABC, mas também para a Grande São Paulo e cidades do Interior. Para tanto, foi elaborada programação bastante variada e dinâmica, acompanhando o espírito da época que estamos atravessando.

PROGRAMAÇÃO

E o editorial focalizava a música selecionada com predominância para a MPB, jornalismo intenso e participativo, programas animados por comunicadores experientes, coberturas esportivas, musicais sertanejos, gaúchos e românticos, “para enfeitar as noites e as horas suaves da madrugada”.

Concluía o editorial: “Damos graças ao Senhor por tudo quanto nos proporcionou até agora, rogando que faça espargir sua bênção sobre todos os nossos ouvintes. E que nos faça fortes e dedicados ao cumprimento do nosso ideário. Agradecemos, prezado ouvinte, sua atenção”.

NOTA

Coube a Abib Riskallah, engenheiro de som, realizar os trabalhos técnicos que elevaram a potência da emissora.

***

Era 1983. Dez anos depois, a Diário AM transforma-se em mais uma emissora voltada, unicamente, a temas religiosos. Em 1993 surgia a Rádio Universo AM.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Estadão AM (700) e FM (92,9) – Estadão Acervo – Há 50 anos, o assassinato de John Kennedy, presidente dos Estados Unidos. Publicidade e propaganda, antes da era do rádio. Uma homenagem ao guitarrista Jimi Hendrix. Apresentação: Geraldo Nunes; produção: Valéria Rambaldi. Em novos horários: hoje, às 6h e 14h; amanhã, às 7h.

Rádio USP (FM 93,7) – Memória. Para lembrar o programa Caricatura, da Rádio Nacional (Rio de Janeiro), dos anos 40. Em cartaz, Antonio Cordeiro, famoso locutor esportivo da época, e Heron Domingues, o mais famoso Repórter Esso de todos os tempos. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Rádio ABC (1570) – Causas Nobres. Homenagem a Zumbi dos Palmares e ao Dia da Consciência Negra. Produção e apresentação: Antonio Dalto. Hoje ao meio dia.

Everest FM – comunitária (87,5) – Programa Classe M. Produção e apresentação: Marco Antonio Paes. Hoje, das 13h às 16h30, para uma faixa geográfica situada entre Santo André, São Caetano e São Paulo. Ao vivo: www.everestfm.com.br .

Trianon AM (740) – Universal AM de Santos (810) – Hoje: um gigante da era das big bands, Woody Herman. As vozes de Jeri Southern e do guitarista e cantor John Pizzarelli; amanhã: os barítonos Bing Crosby e Russ Columbo, que se destacaram a partir dos anos 1930.  Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.quintaavenida.mus.br .

Rádio USP (FM 93,7) – USP Especiais. Produção e apresentação: Cido Tavares. Hoje, às 20h.
Bandeirantes AM (840) e FM (90,9) – Memória. Trechos de programas que, por décadas, Moraes Sarmento apresentou na Band. Corriam os anos 1960 e começo dos 1970. Ao meio-dia, Almoço à Brasileira; à noite, MPB da Velha Guarda. Produção e apresentação: Milton Parron; divulgação: Cido Tavares. Hoje, às 23h, com reprise amanhã às 5h.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 23 de novembro de 1983 – ano 26, nº 5372

Manchete – FMI concede perdão e libera empréstimo

Diadema – Por segurança, Praia Vermelha, em Eldorado, é cercado.

Mauá – Plano de Asfalto terá seus preços reduzidos.

Movimento Artístico – Atores Gilberto Moura e Toninho Ferreira criam cooperativa em Diadema.

Saudade – Um ano sem Adoniram, o pai de Saudosa Maloca.

EM 23 DE NOVEMBRO DE...

1923 – Fundado, em Lins, o Banco Noroeste do Estado de São Paulo, com o nome de Casa Bancária P. Machado.

1948 – Fundado, em Santo André, o Centro Espírita Francisco Ribeiro.

1973 – Empresário Mario Cordeiro de Menezes, diretor-presidente da Diasa, recebe da Câmara de Santo André medalha de ouro pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

HOJE

- Dia Mundial da Aquarela

- Dia do Patrulheiro Rodoviário.

SANTOS DO DIA

- Clemente I

- Columbano (abade)

- Cristo Rei

- Felicidade

- Lucrecia.

Jardim do Mar

Começa hoje a Festa da Imaculada, no Jardim do Mar, com barracas montadas no estacionamento da igreja. Festa irá até 8 de dezembro, aos sábados e domingos, com fogazza, pastel, pizza, calabresa, pernil, cachorro-quente, doces, sorvetes, bebidas, bingo. Aos domingos, café da manhã com pão de queijo, café, chocolate e bolos.

* Ademir Medici é jornalista e autor de livros sobre a memória do Grande ABC

FALECIMENTOS

SANTO ANDRÉ

Dalila de Oliveira Nunes, 97. Natural do Rio Grande do Sul. Dia 20. Cemitério Camilópolis.

Helena Marcon Lazarini, 90. Natural de Laranjal Paulista (SP). Dia 20. Cemitério Camilópolis.

Luzia Palombo Barbieri, 87. Natural de Santo André. Dia 18. Cemitério da Saudade, Vila Assunção.

José Costa Azevedo, 86. Natural de São Lourenço da Mata (PE). Dia 18. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Dolores Velasco Valeretto, 82. Natural de Itajubi (SP). Dia 17. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Attilio Del Sarto, 81. Natural da Itália. Dia 13. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Tercilia Maria dos Santos, 81. Natural de Bom Conselho (PE). Dia 18. Cemitério Nossa Senhora do Carmo, Curuçá.

Eva Algayer, 80. Natural de São Paulo (SP). Dia 19. Crematório de Vila Alpina.

Waldir Frandini Gatti, 76. Natural de São Caetano. Dia 15. Cemitério Cristo Redentor, Vila Pires.

SÃO BERNARDO

Maria Ferreira da Silva, 96. Natural de Viçosa (AL). Dia 20. Jardim da Colina

Katsumasa Watanabe, 93. Natural do Japão. Dia 21. Jardim da Colina.

Cyro Pereira Liongon. 77. Natural de Itupeva (SP). Dia 7. Cemitério Vila Euclides.

DIADEMA

José Miguel Pires, 59. Natural de Belmiro Gouveia (AL) Dia 18. Cemitério Municipal.

MAUÁ

Maria Sbaio da Silva, 88. Natural de Cafelândia (SP). Dia 18. Vale dos Pinheirais.

RIBEIRÃO PIRES

Odair José Cardoso da Silva. Natural de Uauá (BA). Dia 13, em Santo André. Cemitério São José.

Serviços Funerários: Santo André – 4433-3544; São Bernardo – 4330-4527; Diadema – 4056-1045; Mauá – 4514-7399; Ribeirão Pires – 4828-1436; Rio Grande da Serra – 4820-4353. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;