Setecidades Titulo Educação
Rede estadual passa a reprovar mais vezes

Ensino Fundamental, que vai do 1º ao 9º ano, será dividido em três ciclos a partir de 2014

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
09/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


A Secretaria Estadual da Educação anunciou, ontem, que ampliará, a partir de 2014, a possibilidade de reprovar estudantes do primeiro ciclo do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

A mudança no sistema de progressão continuada, usado pelo Estado há 15 anos, prevê divisão dos alunos em três ciclos de aprendizagem e não mais em dois: do 1º ao 3º ano, do 4º ao 6º e do 7º ao 9º. Com isso, haverá possibilidade de retenção ao fim de cada etapa.

O plano de ensino se tornou realidade após consultas realizadas à rede desde 2011. De acordo com a dirigente regional de ensino de Santo André, Ariane Butrico, a medida significa avanço conquistado de forma democrática.

Ariane destaca que o objetivo não é reprovar o aluno. “Visamos a promoção. Queremos que o estudante progrida e, para isso, o Estado oferece desde avaliação diagnóstica até reforço”. Segundo ela, o período em que poderá haver maior número de retenções é o 6º ano. “Esse ciclo representa choque, porque as crianças vêm tanto da rede municipal quanto da particular habituadas mais a brincar”, diz.

APEOESP

Para a Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo), a medida anunciada pelo Estado não será capaz de resolver o problema da qualidade do ensino e aprendizagem dos alunos. A presidente da entidade, Maria Izabel Noronha, destaca a necessidade de organizar os períodos de escolarização de acordo com a idade e capacidade cognitiva dos estudantes.

Maria Izabel defende a prerrogativa do professor de avaliar os alunos ao fim de cada etapa, além de necessidade de investir em condições de trabalho para os docentes. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;