Setecidades Titulo Educação
Vencedora de Desafio
de Redação realiza sonho

Grazielli Yara Silva, do Sesi de S.Bernardo, será a
primeira da família a ingressar no Ensino Superior

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/11/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A estudante Grazielli Yara Silva, 18 anos, tem a chance de mudar a história da família. A vencedora da sétima edição do Desafio de Redação, concurso literário promovido pelo Diário, será a primeira integrante da família, de origem humilde, a cursar o Ensino Superior. Aluna do 3º ano do Ensino Médio do Sesi 416, de São Bernardo, ela foi contemplada com bolsa integral de estudos na USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

“Minha mãe sempre me ensinou que o estudo é tudo na nossa vida. Infelizmente ela e meus tios nunca tiveram essa oportunidade porque vieram do Rio Grande do Norte com meus avós e sempre trabalharam.” A jovem revela que a família toda está em festa pela conquista, que mereceu até um jantar comemorativo junto na noite de quarta-feira. O cardápio, no entanto, não era um de seus favoritos. “Eu não gosto de lanches de fast food, mas minha irmãzinha queria, então cedi. Prefiro espinafre”, destaca a chocólatra confessa.

O prêmio alcançado é resultado de muita dedicação. Aluna da mesma escola desde que tinha 4 meses de vida, Grazielli sempre estudou em dois períodos. Atualmente, a moradora do Jardim Pinheiro, região periférica de São Bernardo, encara com alegria a jornada diária que começa às 6h e só termina às 20h, para cursar Ensino Técnico de Química pela manhã e Ensino Médio à tarde. A viagem de casa até a escola demora cerca de uma hora e meia.

E engana-se quem pensa que a jovem tira o tempo livre, em casa, para descansar. À noite, Grazielli aproveita para ajudar a irmã mais nova, de 8 anos, a estudar. “Ela teve meningite e, por isso, não tem memória recente. Então uso músicas e desenhos para tentar ajudá-la a aprender”, diz.

Passada a euforia do recebimento do prêmio, a simpática aluna já pensa no futuro. Ainda na noite da premiação, ela foi até a casa do primo para poder usar a internet – ela não tem o serviço em casa – e verificar os cursos de graduação oferecidos pela USCS. “Amo Química mas, pelo que pesquisei, o curso de Farmácia é o que mais se aproxima do que gosto”, comenta. Se tudo correr bem, após passar no vestibular, Grazielli ingressa na carreira a partir do início de 2014.

A redação realizada pela estudante será publicada na íntegra na edição de domingo do D+.

INCENTIVO

De acordo com a coordenadora pedagógica do Sesi 416, Edivânia Maria Fernandes da Silva, apesar de toda a dificuldade relatada por Grazielli para redigir uma redação, os alunos são incentivados a desenvolver competências como leitura, escrita e interpretação de texto constantemente. “Mesmo a estudante revelando que costuma fazer cinco rascunhos antes de finalizar um texto, sabemos que esse concurso tem a capacidade de revelar talentos e potenciais”, observa.

Grazielli produziu o melhor texto com o tema 2020: O que eu posso fazer para mudar o meu mundo? entre os cerca de 150 mil elaborados por alunos de escolas públicas e privadas da região neste ano. O concurso literário é promovido pelo Diário, correalizado pela USCS, patrocinado pela Petrobras, com apoio da Ecovias, Sabesp e Água Pilar.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;