Memória Titulo
Um sábio oriental. E um memorialista andreense.

BRUNO DALLA - O ano de 2006 começou muito bem aqui para a coluna Memória.

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/03/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


BRUNO DALLA

O ano de 2006 começou muito bem aqui para a coluna Memória. Em janeiro daquele ano conhecemos Jordano Bruno Dalla, de 92 anos, nascido e residente em Santo André, que nos abriu o arquivo e o coração para ensinar-nos muito sobre a história da sua cidade. Em seu quarto, Bruno guardava toda a coleção da coluna Memória, delicadamente acondicionada em caixas de papelão. Dezoito anos de coluna, então.

Pelos meses seguintes, até o ano passado, acostumamo-nos a receber os telefonemas de Bruno Dalla. O visitamos outras vezes em sua casa, na Vila Assunção. Gravamos com ele um belo programa na TVT, dentro da série "Memória na TV". E foi com muita tristeza que recebemos a notícia da sua partida, esta semana. Bruno Dalla estava com 95 anos, a caminho dos 96.

UMA DATA

15 de maio de 1913: Jordano Bruno Dalla nasce em Santo André, filho de Victorio e Pierina Dalla. Viúvo de Hermida Gitti, ele tinha três filhos: Bromildo Vitório, Bivaldir Cipriano e Bromilda (Jordão).

A PARTIDA

Jordano Bruno Dalla faleceu terça-feira. Está sepultado no Cemitério da Saudade, na Vila Assunção.

NOBUO SUGA

Faixa preta em judô. Assim a minha geração conheceu Nobuo Suga, desde os tempos - anos 1960 - em que ele tinha sua academia na Rua Marechal Deodoro, a poucos metros da Praça Samuel Sabatini. O Paço Municipal não existia. E o "faixa preta" alcançaria, em 1996, o título de 9º Dan, maior graduação atingida por um judoca brasileiro.

Suga era mais que isso: um professor, legítimo sábio oriental, que recebia seus alunos com muito carinho e ensinava cada um a ser gente.

Felizmente a cidade o reconheceu em vida, com várias homenagens, a última das quais com o título de Cidadão São-Bernardense, outorgado em 2004 pela Câmara Municipal, numa iniciativa do vereador Minami.

Nobuo Suga partiu semana passada, agora que sua academia deixava a Rua Municipal para se instalar na Rua João Pessoa, com o seu nome na placa da frente e as aulas de judô dadas pelos seus discípulos.

UMA DATA

3 de janeiro de 1928. Nobuo Suga nasce na cidade de Oita, Japão, filho de Osamu Suga e Maki Suga.

A PARTIDA

Nobuo Suga faleceu no último sábado. Está sepultado no cemitério de Vila Euclides.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 6 de março de 1979

Manchete - China anuncia retirada das tropas do Vietnã.

Santo André - Prefeitura urbanizará a área da nova estação ferroviária.

Diadema - Criada, sábado passado, a Associação de Pais e Amigos de excepcionais (APAE).

São Bernardo - Filas no Inamps causam protestos.

Ribeirão Pires - Iapas reabre posto.

Rio Grande da Serra - Osvaldo Soares, vigia, apresenta-se à Caixa Econômica Federal para receber o prêmio da Loteria Esportiva: foi o único a acertar os 13 pontos do Teste 431.

EM 6 DE MARÇO DE...

1969 - Diário do Grande ABC assina contrato com a Agência JB, para o fornecimento de material jornalístico. O jornal já mantinha contratos com a France-Press, Asa-Press (nacional) e SIC (regional).

HOJE

Dia Mundial de Orações da Mulher.

SANTOS DO DIA

Marciano, Cônon, Olegário e Rosa de Viterbo.

Rosa de Viterbo (Viterbo, Itália, 1234-1252). Com apenas 12 anos já exortava a população da sua cidade a fazer penitência.

NAS ONDAS DO RÁDIO

Cultura Brasil (AM 1200 khz). Carmen Miranda - 100 anos de ginga e bossa: I de uma série de quatro episódios. Nesta audição: virada da década de 1920 para 1930; Carmen realiza suas primeiras gravações em disco. Hoje, às 13h.

ALMANAQUE

João Antonio Cara Valentim

Nascimento: Ouro Fino (MG), 6 de março de 1934.

Vereador: 1960-1963; 1964 a 1971.

Vice-prefeito: 1-2 a 24-12-1963.

Prefeito: 25-12 a 31-12-1963.

Partidos: PNT - Arena.

Representou Santo André em missão oficial nos Estados Unidos e Canadá, em 1967. Atuou no governo estadual. Por muito tempo passou a representar o governador do Estado em Santo André e Grande ABC. Formado em Agrimensura e em Direito. Reside atualmente no Rio de Janeiro.

Fonte: Almanaque de Vereadores, CMSA, 2008, 2ª ed.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;