Política Titulo Remontagem
Caeps é resgatado
para alinhar grupo
político de Auricchio

Entidade de S.Caetano será comandada por assessor do petebista e ex-chefe de gabinete Luiz Antonio Cicaroni

Gustavo Pinchiaro
Do Diário do Grande ABC
08/07/2013 | 07:00
Compartilhar notícia
Banco de Dados


Desativado desde janeiro, o Caeps (Centro Avançado de Estudos e Pesquisas Sociais) de São Caetano voltará a funcionar para tentar realinhar parte do grupo político que deu suporte aos oito anos de administração do ex-prefeito e atual secretário paulista de Esporte, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB). O responsável pela tarefa é o ex-presidente da entidade, o atual assessor do petebista e ex-chefe de gabinete Luiz Antonio Cicaroni (PP), que retomou o comando projetando reavivar discussões políticas entre partidos.

“O Caeps foi fundado pelo Auricchio em seu primeiro mandato (2005-2008). A finalidade é promover palestras, manifestações cívicas, conferências e fiscalização do poder público. Todos os partidos que faziam parte da base eram filiados ao Caeps. Queremos reagrupar esses partidos que de alguma formar queiram participar de um órgão político. Não faremos uma oposição sistemática ao atual governo (do prefeito Paulo Pinheiro, PMDB)”, declarou Cicaroni.

Auricchio comandou a cidade com apoio maciço dos partidos organizados na cidade. O único que se postava como oposição era o PT, mas o único vereador da sigla, Edgar Nóbrega, adotava postura neutra à gestão. Na eleição do ano passado, inclusive, a chapa proporcional organizada por ele tinha apoio de 12 agremiações. O campo majoritário foi defendido pela ex-prefeiturável Regina Maura Zetone (ex-PTB). Cicaroni era vice.

Pinheiro tem atualmente apoio dos 19 vereadores da Câmara. Porém, as únicas legendas que formalizaram apoio a administração foram PT, PSDB, PCdoB e o PMDB.

“Hoje tem gente discutindo política com a gente e que são filiados em partidos como o PSB. Nós teremos a postura de fiscalizar e cobrar as ações do governo atual. Vamos fazer o que for melhor para São Caetano”, adicionou Cicaroni.

A articulação de um grupo político é vista como importante para o ex-prefeito. Quando assumiu a Pasta paulista, Auricchio ganhou do presidente do PTB no Estado, o deputado estadual Campos Machado, a possibilidade de tentar uma cadeira na Câmara Federal no ano que vem. O petebista, no entanto, disse que só discute o assunto no ano eleitoral.

HISTÓRICO

O Caeps foi palco para discussões de diversos arranjos e planejamentos do grupo político de Auricchio. Quando ele deixou o Palácio da Cerâmica em dezembro, lamentou a extinção do centro.

O centro funcionava no número 181 da Avenida Vital Brasil e agora passa para a Rua Floriano Peixoto, onde está situado o escritório político de Auricchio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;