Economia Titulo
Desaceleração econômica facilita manutenção dos juros nos EUA, diz Fed
Por Da AFP
11/10/2006 | 17:05
Compartilhar notícia


Os claros sinais de desaceleração econômica sanaram as dúvidas dos membros do Federal Reserve (Fed, banco central americano) sobre a manutenção das taxas de juros em setembro, segundo as atas de seu Comitê monetário publicadas nesta quarta-feira.

As atas da reunião de 20 de setembro do comitê monetário federal (FOMC, na sigla em inglês) -órgão de decisão política do banco - destacaram que desta vez foi mais fácil adotar a decisão de manter as taxas inalteradas do que em agosto, quando o Fed fez a primeira pausa após 17 altas consecutivas de 0,25%ù.

"Os membros em geral esperam que a atividade econômica cresça a um ritmo menor que seu potencial em um futuro próximo, para depois se fortalecer em parte com o tempo".

"Além disso, dada a incerteza da previsão, não podemos descartar completamente um desempenho significativamente mais lento que o antecipado".

Os membros do FOMC acreditam que esta desaceleração aliviará a pressão sobre os preços da energia e de outros recursos e, em conseqüência, limitará a inflação.

Os membros notaram que certos dados recentes -forte redução nos preços de energia, alguns baixos indicadores de atividade econômica e percentagens ligeiramente menores de inflação de base- indicam uma perspectiva inflacionária modestamente melhor. Isto tornou a decisão política (de 20 de setembro) de alguma forma menos difícil do que em agosto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;