Cultura & Lazer Titulo
Stagium estréia coreografia no teatro São Pedro
Patrícia Vilani
Do Diário do Grande ABC
05/05/2004 | 20:31
Compartilhar notícia


Entre sapatilhas e projetos sociais. Assim vive o tradicionalíssimo Ballet Stagium que, desta quinta a domingo (dia 9), faz breve temporada no Theatro São Pedro, em São Paulo, da coreografia Paulistânia, que comemora os 450 anos da cidade. O grupo dirigido por Décio Otero é conhecido por sua função de educação artística na dança contemporânea que evoca, sempre, a ética e a estética. Essa vocação para contribuir com o desenvolvimento social e o crescimento humano por meio de iniciativas educacionais e de formação da cidadania fez nascer também belíssimos balés, como Kuarup, Stagium Dança o Movimento Armorial e Tangamente, esses últimos os mais recentes de seu repertório.

Paulistânia é a novidade do Stagium, apesar do roteiro escrito em 1989 pelo diretor de teatro Ademar Guerra. Quem desenvolveu o tema foi o próprio autor em parceria com Otero (fundador do grupo, em 1970, ao lado de Marika Gidali, e também seu principal coreógrafo). É uma homenagem a São Paulo, mas também uma reverência a Guerra. Assim, o balé lança um olhar crítico, e por vezes bem-humorado, sobre alguns comportamentos característicos dos habitantes desta cidade multipluralista.

Para refletir essa diversidade, Otero e Guerra buscam referências no bairro do Bixiga, no centro, no Morumbi, na rua Augusta e no Carnaval paulistano. Desse contexto, surgem personagens fortes, até mesmo exagerados, como vítimas de uma sociedade selvagem. Os autores, no entanto, não esquecem de encontrar beleza e lirismo em meio à chamada selva de pedra.

Otero e Guerra propõem ainda uma dramatização do gestual cotidiano, que resgata ícones da MPB como Isaurinha Garcia, Adoniran Barbosa, Ângela Maria e Elis Regina. Ele recria também personagens como o travesti Shalimar, o jovem Thânatos e um casal de italianos do Bixiga, cada qual com seus dramas e conflitos. Além da coreografia, o bailarino assina a trilha sonora e os elementos cênicos. Já Marika Gidali responde pela direção teatral e pelos figurinos.

A estréia de Paulistânia pode ser vista como elitista, mas acontece logo após a apresentação de Construção da Cidade Educadora para cerca de 15 mil pessoas no Sambódromo, durante o Fórum Mundial de Educação realizado no mês passado. Este trabalho propôs um combate à exclusão social e mostrou que o Stagium se mantém comprometido com sua proposta inicial: formar cidadãos conscientes e atuantes.

Ballet Stagium – Estréia da temporada da coreografia Paulistânia, de Ademar Guerra e Décio Otero. No Theatro São Pedro – r. Barra Funda, 171, São Paulo. Tel.: 3667-0499. Desta quinta a sábado, às 21h; domingo, às 18h. Ingr.: R$ 10 (meia entrada) e R$ 20.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;