Política Titulo
Datafolha: candidatos tucanos levariam Lula para o 2º turno
Do Diário OnLine
Com Agências
05/06/2005 | 11:31
Compartilhar notícia


A confiança no presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi colocada em dúvida. Pesquisa Datafolha divulgada neste domingo revela que caso as eleições presidenciais fossem hoje o presidente iria para segundo turno com qualquer um dos possíveis candidatos do PSDB: o prefeito de São Paulo, José Serra, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso ou o governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. Em dezembro, o levantamento mostrou que apenas o tucano Serra levaria Lula para o segundo turno.

Nos últimos seis meses, de dois anos e cinco meses de governo, a avaliação positiva do presidente caiu dez pontos percentuais (de 45% para 35%), informou o estudo. O ruim ou péssimo, que eram de 13%, passaram a 18% das respostas.

Os entrevistados com maior renda e melhor grau de escolaridade foram os principais responsáveis pela queda da popularidade de Lula, que já está mais baixa do que a do seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso — na comparação com o mesmo período de comando. Quando a pesquisa pede para os entrevistados escolherem uma nota de zero a dez, o governo ganha nota média de 6,2 — número é idêntico ao de agosto de 2004. Até agora, a maior nota obtida por Lula foi um 6,8, em abril de 2003.

Segundo 59% dos entrevistados, Lula não defendeu as idéias que pregava antes de ser eleito. A crítica ajuda a oposição, que deve se basear nas reclamações da população em relação ao atual governo. A crise que o PT enfrenta atualmente, com o escândalo dos Correios, por exemplo, também afeta a imagem do presidente e deve ser usada contra ele. Para 29% das pessoas que responderam o questionário, os políticos são os maiores beneficiados pela administração petista de Lula.

Probabilidades - A pesquisa usou quatro cenários eleitorais, alternando o candidato tucano. Na primeira situação, Lula tem 41% das intenções de voto, Anthony Garotinho (PMDB) tem 14% e o governador mineiro Aécio Neves (PSDB) tem 11%. Na segunda, Lula tem 38%, o governador paulista Geraldo Alckmin (PSDB) tem 15% e Garotinho 13%. No terceiro cenário, o atual presidente tem 38%, o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) tem 17% e Garotinho 12%. No último quadro, Lula tem 36%, o prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), tem 26% e Garotinho 10%.

Sendo assim, a intenção de voto do presidente caiu de quatro a seis pontos percentuais em relação a dezembro em todos os quatro cenários.

A pesquisa foi realizada em todo o país, entre os dias 31 de maio e 1º de junho, e publicada integralmente da edição da ‘Folha de S.Paulo’ deste domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;