Cultura & Lazer Titulo
Teatro é destaque na agenda da região
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
30/07/2005 | 08:58
Compartilhar notícia


Santo André, São Bernardo, Diadema e Mauá reservaram espaço em suas respectivas agendas culturais para espetáculos de teatro. Neste fim de semana, há pelo menos quatro opções: O Zurro do Asno, A Dança do Universo, Romeu e Julieta na Roça e Tem um Morto em Minha Cama.

Na agenda, o destaque é a montagem da Companhia Laboratorio di Pontedera. O grupo italiano dirigido por Roberto Bacci fará duas sessões gratuitas, neste sábado e domingo, de O Zurro do Asno, cujo texto é inspirado no romance O Idiota, de Fiodor Dostoievski.

Zurro na praça - A peça conta a história de um jovem estrangeiro e solitário, sob cuidados médicos, que certo dia, na praça, escuta o zurro de um asno. Aquele som desajeitado e lancinante o desperta e o faz empreender o caminho de volta à Rússia. Antes, porém, participa da festa de aniversário da jovem Natasia, encontro em que duas famílias vivem uma dolorosa trama de intrigas. Ele, o "homem absolutamente bom", tentará livrar as pessoas do emaranhado de paixões em que se encontram, mas elas preferirão se dedicar a uma secreta ascensão individual, caminho que irremediavelmente arremessará novamente o asno ao silêncio. Neste sábado à tarde, antes do espetáculo, haverá encontro sobre teatro de laboratório com integrantes da companhia.

Física no palco - Outra boa opção é a apresentação do espetáculo A Dança do Universo, que já na próxima semana iniciará temporada em São Paulo. A peça, de Oswaldo Mendes, é um tributo a todos que na arte e na ciência ajudaram, nas palavras de Brecht, a aliviar o peso da existência. Albert Einstein, Isaac Newton, Galileu Galilei e Mário Schenberg são alguns dos nomes focados na montagem, inspirada na obra do físico Marcelo Gleiser e que celebra o ano mundial da física e o centenário da teoria da relatividade. Serão duas sessões, neste sábado e domingo, no Teatro Municipal de Santo André.

Shakespeare caipira - O clássico Romeu e Julieta, de Shakespeare, ganha em São Bernardo uma montagem adaptada ao meio rural brasileiro e carregada de humor. Romeu, neste caso, junta-se ao amigo Mercucio e ao primo Benvindo para ir à festa junina promovida por dona Capeleto, mãe de Julieta.

Romeu queria mesmo ver Rosinha e, como sua família, Montesclaros, é rival dos Capuleto, os três resolvem ir disfarçados. Na festa junina, Romeu e Julieta se conhecem e se apaixonam. O romance os leva a tentar o casamento às escondidas e a trama se complica quando Romeu e Teobaldo, primo de Julieta, iniciam uma briga com varas de pescar. O desfecho, segundo a trupe Gemini, é surpreendente. A peça terá apenas uma sessão no domingo, às 16h, no Teatro Lauro Gomes.

Risadas no quarto - Em Mauá, a opção neste sábado e domingo é a comédia Tem um Morto em Minha Cama. A ação se passa no quarto de Nana e Miguel, que se casaram depois que Nana achou que nunca mais reencontraria seu marido, Costa, desaparecido em uma ilha durante cinco anos. Só que Costa agora está de volta e a confusão está instalada. A história, inspirada no texto de Roberto Villani, é encenada pelo grupo paulista Adart (Amantes da Arte Teatral).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;