Internacional Titulo
Tumulto em estádio deixa 88 mortos nas Filipinas
Por Da AFP
04/02/2006 | 13:35
Compartilhar notícia


Oitenta e oito pessoas morreram neste sábado e 337 ficaram feridas durante um tumulto para entrar em um estádio de Manila, de onde seria transmitido ao vivo um popular programa de TV, que distribui vários prêmios.

Algumas pessoas estavam acampadas há dias para participar do programa "Wowowee". Funcionários disseram não saber o que causou o tumulto na porta do estádio, localizado no subúrbio de Pasig.

"Esperávamos ganhar algum dinheiro", comentou a dona-de-casa Esperanza Marasigan, que procurava parentes em meio ao caos. "Jamais pensávamos que isso se tornaria um pesadelo", lamentou.

A presidente Gloria Arroyo ordenou a abertura de uma investigação oficial, e prometeu divulgar os resultados em um prazo de 72 horas.

O tumulto aconteceu durante a madrugada, no estádio Ultra, onde estavam concentradas mais de 10 mil pessoas, algumas desde quinta-feira, segundo a polícia. Os corpos foram retirados do estádio e colocados em uma rua cheia de lixo, cobertos por sacos plásticos ou jornais. Algumas pessoas acariciavam o rosto de parentes mortos, em prantos.

Melvin Salazar, 17 anos, tentava consolar o pai Melquíades, que se recusava a soltar o corpo da mulher, Jocelyn, 42, enquanto um enfermeiro tentava intervir. "Queríamos apenas passar um momento agradável em família", disse Melvin.

Funcionários contaram que alguém gritou que havia uma bomba no local, e que esse teria sido o motivo do tumulto. O subchefe de polícia de Pasig, Romeo Abaring, disse não poder confirmar a informação. "O motivo do tumulto foi que muitas pessoas se concentraram no mesmo local", indicou, acrescentando que no estreito corredor de entrada do estádio foram encontradas quase todas as vítimas, muitas delas mulheres de meia-idade e idosas.

Após o incidente, centenas de filipinos continuavam no local. Muitos permaneciam em fila, com esperança de participar do programa e ganhar carros, casas ou o prêmio principal, de US$ 19.250.

Cerca de 40% da população filipina sobrevive com US$ 2 por dia, e programas de TV como o Wowowee, que oferecem prêmios, têm grande audiência.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;