Economia Titulo
Número de cheques sem fundos bate recorde
Do Diário OnLine
17/07/2001 | 12:29
Compartilhar notícia


O número de cheques devolvidos por falta de fundos, em relação ao total de compensados, no primeiro semestre deste ano teve um aumento de 25% em relação ao mesmo período de 2000 em todo o país, segundo a Serasa. O total de cheques sem fundos nos seis primeiros meses deste ano é o maior desde 1991, ano em que foi criado o índice.

Entre janeiro e junho de 2001 foram devolvidos, em média, 12,5 cheques em cada mil compensados. Em 2000, no mesmo período, a média foi de 10 devoluções para cada mil cheques compensados.

De acordo com a Serasa, a elevação no nível da atividade econômica a partir do último trimestre de 2000 se estendeu pelo primeiro trimestre deste ano. Com isso, o comércio promoveu o alongamento nos prazos de recebimento de cheques pré-datados o que favoreceu o aumento da inadimplência.

Os novos patamares da inadimplência com cheques merecem atenção, devido à diminuição da atividade econômica e seus possíveis desdobramentos sobre o emprego, segundo a Seresa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;