Internacional Titulo
Astrônomos ficam surpresos após observarem asteróide
Por Do Diário do Grande ABC
22/09/2000 | 10:19
Compartilhar notícia


O solo do asteróide 433 Eros está repleto de pequenas crateras e pedras, indicam as últimas observaçoes da sonda NEAR, o que deixa perplexos os astrônomos que nao sabem explicar o fenômeno, uma vez que o corpo celeste tem uma gravidade muito fraca.

Segundo uma série de estudos que foram publicados nesta sexta-feira, a superfície deste astro de 33 km de comprimento está ``saturada' com minúsculas crateras de menos de um quilômetro de diâmetro e com rochas de 30 a 100 metros de altura, algo que nao deveria existir no terreno.

De fato, enfatiza um dos autores desses estudos, o professor Joseph Veverka, da Universidad de Cornell (Estado de Nova York), a gravidade é tao fraca no Eros que ``a intuiçao e os cálculos levam à conclusao de que a maioria dos restos causados por uma colisao (com outro astro) deveriam ter ido para o espaço, e nao ficar na superfície cheia desses corpos.

Segundo este professor de astronomia, esse fenômeno pode ter várias explicaçoes. ``A primeira é que simplesmente nao entendemos o que acontece durante a criaçao de uma cratera em pequenos objetos celestes, de onde os fragmentos produzidos ao acaso fogem a uma velocidade muito lenta'.

Ou entao, acrescenta, ``os materiais expulsos durante a colisao terminam sua viagem na mesma órbita que o Eros e, em algum momento, o asteróide cruza sua rota e os incorpora, o que também é estranho'.

As indicaçoes dadas sobre o 433 Eros pela sonda NEAR mostram que a gravidade é tao fraca que uma bola lançada de sua superfície se perderia no espaço.

Os pesquisadores confirmam, por outro lado, que Eros é do tipo ``S', como a maioria dos outros asteróides, e que sua formaçao remonta à origem do sistema solar.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;