Sua Saúde Titulo
Doenças autoimunes

Desarranjo imunológico que ocorre com a diminuição da tolerância...

Por Leo Kahn
21/02/2013 | 00:00
Compartilhar notícia


Desarranjo imunológico que ocorre com a diminuição da tolerância aos componentes do próprio organismo, devido a uma alteração no processo de diferenciação de antígenos externos como vírus, bactérias e outros, com as do próprio indivíduo.

Quando o sistema imunológico está funcionado corretamente, invasores fazem o corpo produzir proteínas chamadas anticorpos e tipos específicos de células brancas que ajudam na sua defesa, esses atacam os invasores de modo que possam ser reconhecidos e destruídos.

Acreditava-se atingir de 3% a 5% da população mundial, mas as últimas pesquisas relatam o aumento, presumindo que ela ocorra entre 15% a 20%, devido ao fato do aprimoramento das técnicas de diagnóstico laboratoriais.

Embora não se saiba ao certo como funciona o desencadeamento da doença, sabe-se que são necessários três requisitos básicos para que apareça: predisposição genética para a doença, o problema deve ser desencadeado por um fator ambiental, e desequilíbrio das células do sistema imunológico.

SINAIS E SINTOMAS
- Afetam quase todas as partes do corpo, incluindo coração, cérebro, nervos, músculos, pele, olhos, articulações, pulmões, rins, glândulas, trato digestivo e vasos sanguíneos.
- O sintoma clássico de uma doença autoimune é a inflamação, que pode ocasionar vermelhidão, calor, dor e inchaço. Como uma doença autoimune o afeta depende de que parte do corpo é atacada.
- Quando a doença ataca as articulações, como na artrite reumatoide ou artrite psoriática, terá dores nas articulações, rigidez e perda de função, se afetar a tireoide como na doença de Graves e tireoidite, pode causar cansaço, ganho de peso e dores musculares, no caso da pele, como no vitiligo, lupus, esclerose sistêmica, pode causar feridas, bolhas e alterações de cor etc.
- O médico fará o diagnóstico das doenças autoimunes através do histórico e do quadro clínico que o paciente apresenta, devendo ainda utilizar exames laboratoriais de sangue, onde são pesquisados os autoanticorpos.

SAIBA MAIS:
- Não se sabe ao certo sobre o que causa doença autoimune.
- Doenças autoimunes referem-se a problemas com as reações do sistema imunológico adquirido. 
- O sistema imunológico é uma rede de células e tecidos pelo corpo que funcionam em conjunto para defender de invasões e infecções. 
- Numa reação autoimune, anticorpos atacam os tecidos saudáveis do próprio corpo por engano.
- Muitas doenças autoimunes não se restringem a uma única parte do corpo.
Por exemplo, podem afetar a pele, articulações, rins, coração, nervos, vasos sanguíneos etc. 
- O tratamento depende da doença, mas na maioria dos casos o importante é reduzir a inflamação. 
- Existem mais de 30 doenças autoimunes, sendo as principais: alopecia areata, anemia hemolítica autoimune, hepatite autoimune, doença de Crohn, dermatomiosite, diabetes 1, glomerulonefrite, doença de Graves, síndrome de Guillain-Barré, púrpura trombocitopénica idiopática, miastenia gravis, miocardite, esclerose múltipla, poliarterite nodosa, polimiosite, cirrose biliar primária, psoríase, artrite psoriática, artrite, reumatoide, esclerose sistêmica, síndrome de Sjögren, lupus eritematoso sistêmico, tireoidite, uveite, vitiligo, granulomatose de Wegener, síndrome miastênica de Lambert-Eaton, oftalmia simpática, penfigoide bolhoso, poliendocrinopatias, púrpura autoimune, doenças autoimunes do sistema nervoso, doença de Addison, síndrome de Churg-Strauss, síndrome de Behçt.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;