Setecidades Titulo Artista
São Caetano usa arte contra pichação

Muros dos clubes ganham cores fortes nos traços do artista Aleksandro Reis

Por Elaine Granconato
12/11/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A Prefeitura de São Caetano investiu em arte para combater a pichação em próprios públicos na cidade. A princípio, a medida começa pelos centros esportivos e recreativos que foram municipalizados. Depois, a ideia é estender para a área de Educação. E o morador ou visitante nota a mudança positiva proporcionada pelas mãos do artista plástico Aleksandro Reis, residente no município.

Depois de colorir os cerca de 900 metros de muro que circunda o Estádio Anacleto Campanella, que integra o Complexo Esportivo Lauro Gomes de Almeida, no bairro Olímpico, agora os pincéis do artista estão a todo vapor nos paredões dos clubes na Avenida Kennedy. No total, serão cerca de 600 metros de cores fortes e composições ousadas.

O trabalho é possível em razão da parceria recém-fechada entre o artista e a Secretaria de Esportes e Turismo de São Caetano. "Apresentei uma ideia no papel e o secretário (Gilberto Costa) aprovou, depois do aval do prefeito (José Auricchio Júnior)", contou Aleksandro, com a humildade que lhe é característica.
O que foi confirmado pelo titular da Pasta de Esportes. "É um humilde talento da cidade. Demos liberdade para ele criar. Aliamos esporte e lazer com cultura e arte", afirmou o ex-vereador Gilberto Costa.

O projeto de revitalização dos clubes não é apenas externo, segundo o secretário. As áreas das piscinas, por exemplo, estão recebendo as cores fortes do artista. Em janeiro, a secretaria realizará o 1º Verão Vivo de São Caetano, que reunirá práticas esportivas e de lazer, simultâneas, nos 16 clubes. "Nada melhor do que prepararmos visualmente a cidade. Sem falar que onde existe arte não há pichação", avaliou Gilberto.
Em 1998, Aleksandro pintou apenas o muro da Sociedade Esportiva, Recreativa e Cultural Santa Maria, hoje Centro Esportivo e Recreativo Victorio Dal'Mas. A iniciativa, embora pioneira, acabou restrita a apenas esse clube - a diretoria, na época, o contratou para o trabalho.

Ex-boia-fria nos tempos em que vivia em Adamantina, interior paulista, Aleksandro se inspira nos trabalhos do pernambucano Romero Britto, um dos mais premiados artistas da atualidade e o predileto entre as celebridades.

E o artista, casado, pai de um menino de 6 anos, tem encontrado fãs. "A fachada está maravilhosa. Você tem mãos de ouro", elogiou Antonia Esposito Navarro, 73 anos, que se dirigia ao Centro da Terceira Idade, mas atravessou a Kennedy para cumprimentá-lo. Outros já o presentearam com bolo, café e boné.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;