Setecidades Titulo Simbólicas
Matrizes de Santo André e Ribeirão completam 110 anos

Paróquias foram criadas pelo primeiro arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
21/12/2021 | 00:02
Compartilhar notícia
Divulgação


Duas das três igrejas matrizes da Diocese de Santo André, as paróquias Santo André (na Vila Assunção, na cidade andreense) e São José (no Centro Alto, em Ribeirão Pires) completam hoje 110 anos de história. Ambas paróquias foram criadas pelo primeiro arcebispo de São Paulo, dom Duarte Leopoldo e Silva (1867-1938), por meio do decreto do dia 21 de dezembro de 1911. 

A Igreja Matriz de Santo André (conhecida como Igreja Rosa) conta com 33 pastorais, movimentos e associações em atividade. As missas são celebradas de segunda a sexta, às 19h; sábado, às 16h; e domingo, às 8h30, 10h30 e 18h. A celebração em Ação de Graças pelos 110 anos de história da igreja acontecerá hoje, às 19h. O templo católico está localizado na Praça Presidente Vargas, 1, Vila Assunção. Mais informações pelo telefone: 4436-4798. 

A Igreja Matriz de Ribeirão Pires conta atualmente com cinco comunidades (Santa Cruz, São Francisco de Assis, Imaculada Conceição, Nossa Senhora do Carmo e João Batista Scalabrini) e várias pastorais, movimentos e associações que estão na ativa em toda a área paroquial. As missas são celebradas de segunda a sexta, às 19h; sábado, às 16h; e domingo, às 8h, 10h e 18h. A Paróquia São José está localizada na Avenida Santo André, 110, Centro Alto. Mais informações pelo telefone: 4828-1598.

NOVAS MISSÕES

Padre Estevão Maurício Atanásio foi nomeado no dia 12 de dezembro de 2021 para ser empossado, em breve, como administrador paroquial da Igreja Matriz de Santo André. Ele sucederá o padre Jean Dickson Saint-Claire, que atuou como vigário paroquial desde fevereiro de 2016 e posteriormente como pároco desde março de 2018.

Já o padre Pedro Luiz Nierotka foi nomeado no dia 12 de dezembro de 2021 para assumir, em breve, como pároco da Igreja Matriz de Ribeirão Pires. Ele sucederá o padre. Ricardo José Guesser, que atuava como pároco desde fevereiro de 2019.

A Paróquia de Santo André foi a primeira igreja construída na cidade. Sua história começa em meados do século XIX, com a construção da ferrovia Santos-São Paulo e a chegada dos imigrantes italianos. Em 1890, com a instalação da fábrica de tecelagem “Ipiranguinha”, mais famílias, de origem italiana em sua maioria, vieram morar nessa localidade. Não havendo assistência religiosa na época, organizada pela igreja, os próprios moradores organizaram os eventos, onde havia orações, catequese, procissão e devoções.

A Igreja Matriz de Ribeirão Pires perpassa séculos. No fim do século XIX, mais precisamente em 1887, cerca de quarenta famílias de colonos italianos chegaram a então colônia de Ribeirão Pires. Em 1891, Dom Lino Deodato Rodrigues de Carvalho, bispo de São Paulo, atendeu a representação do morador Firmino José Barbosa, concedeu a licença para a construção da capela dedicada a São José.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;