Cultura & Lazer Titulo
Fabricante russa apresenta panorama dos vírus na Internet
Do Diário OnLine
Com Agências
02/08/2006 | 16:19
Compartilhar notícia


A Kaspersky, fabricante russa de antivírus, informou nesta quarta-feira que o comportamento dos programas maliciosos em junho diferenciou-se bastante dos meses anteriores, com grandes mudanças causadas pelo retorno inesperado do Nyxem.e. Este worm foi responsável por quase 17% do código malicioso detectado em e-mails, uma indicação clara de que o Nyxem poderia chegar ao primeiro lugar no ranking de julho.

Entretanto, embora o worm tenha se espalhado amplamente, o Mytob.c ficou na primeira posição do mês, apesar de ter perdido 4% em relação ao mês anterior. O Nyxem.e. e Mytob.c estão separados por apenas um ponto percentual.

Já agosto é tradicionalmente o mês das epidemias, pois nos últimos três anos três vírus se espalharam pela Internet neste mês. Entretanto, neste ano o risco de uma epidemia em agosto é bastante baixo, já que a última epidemia significativa foi causada pelo Nyxem.e em janeiro deste ano. Os únicos programas maliciosos que poderiam ser capazes de causar uma mudança importante, como o Scano ou Bagle, estão mostrando apenas rápidos clarões de atividade.

Quem perdeu mais força nos últimos tempos foi o NetSky.q, líder em 2004 e freqüentador do topo da tabela em 2005 e na primeira metade de 2006. Em junho, este worm caiu 12 posições, de 3º para 15º lugar. Em julho, ele saiu completamente do ranking, alcançando o 22º lugar com 0,69%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;