Economia Titulo Parceria
Convênio aproxima universidades das empresas na região

Agência de Desenvolvimento vai disponibilizar portal de inovação voltado a pesquisas, projetos e estudos; contrato foi assinado ontem

Da Redação
Do Diário do Grande ABC
27/10/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
André Henriques/ DGABC


A Agência de Desenvolvimento Econômico Grande ABC assinou ontem contrato de cessão de uso de software celebrado junto da ED6 Consultoria Educacional Ltda, em parceria com a USCS (Universidade Municipal de São Caetano).

Denominado Portal do Pesquisador – PesqEmpreende, a ferramenta terá o propósito de promover o desenvolvimento de produtos e serviços por meio da inovação aberta e atuará no aperfeiçoamento da relação entre academia, governo e mercado. 

O portal, que deverá entrar em funcionamento nas próximas semanas, ficará hospedado na plataforma UniversitasLab, uma startup om foco na constante aproximação das instituições de ensino e pesquisa junto aos setores público e privado. A ferramenta será gratuita para os associados e colaboradores da Agência de Desenvolvimento. Eles vão poder incluir pesquisas, projetos e estudos, além de buscarem parceiros para a solução de eventuais problemas e a concepção de novos produtos. 

Para o presidente da Agência de Desenvolvimento, Aroaldo Oliveira da Silva, o portal fará o encontro entre oferta e demanda, maximizando as capacidades das academias e dos setores público e privado.

“Iremos apresentar a plataforma para as universidades e empresas da região, com isso, elas poderão acessar e registrar as necessidades em relação à ciência, tecnologia e inovação, bem como, aquilo que ofertam. A ideia é identificar toda a capacidade do Grande ABC e colocar à disposição da própria região, criando uma sinergia entre o que já existe e as necessidades de cada projeto, promovendo o encontro da oferta com a demanda para pesquisadores, gestores públicos e empresários”, destacou.

Na visão de Hugo do Nascimento, sócio administrador da ED6, a ferramenta fará com que as ideias dos centros educacionais cheguem até as empresas, oferecendo maior competitividade e produtividade, gerando mais capital. “A ideia do Portal do Pesquisador – PesqEmpreende é ser uma conexão entre as empresas, instituições de ensino, alunos, pesquisadores e professores. É gerar valor a partir das ideias das academias e fazer chegar na prática através das empresas. Dessa forma, conseguimos fazer com que grandes, médias e pequenas empresas, possam desenvolver projetos de inovação, conseguindo maior competitividade e produtividade, consequentemente, gerando mais capital”, explicou.

A USCS autorizou a atualização da ferramenta de forma gratuita pela Agência ABC, contribuindo para o desenvolvimento regional. “Sem dúvida, é mais um passo importante para o desenvolvimento da nossa região do Grande ABC”, disse Leandro Prearo, reitor da instituição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;