Setecidades Titulo Mudança
Vacinômetro do Diário passa a incluir Janssen na 1ª e 2ª doses
Anderson Fattori
17/08/2021 | 05:24
Compartilhar notícia


O Vacinômetro publicado todos os dias pelo Diário passará a ter critério diferente na apuração das primeiras e segundas doses dos imunizantes contra o coronavírus. A partir de hoje, as vacinas da Janssen serão incorporadas tanto no número de quem iniciou o esquema vacinal como no de quem está totalmente protegido. Isso porque o fármaco é o único disponível no Brasil que protege contra o coronavírus com apenas uma aplicação, ou seja, equivale as duas doses.

Com isso, Santo André, por exemplo, que lidera o Vacinômetro regional, já protegeu 76% dos seus moradores com a primeira dose ou com o imunizante da Janssen, enquanto que 31,4% dos andreenses já estão com a imunização completa – confira a situação dos outros municípios na página 3.

Os números levam em consideração toda a população, já que os municípios iniciaram a vacinação de moradores de 12 a 17 anos e a expectativa é que em breve seja liberada a imunização de crianças a partir dos 3 anos – a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) avalia pedido do Butantan para uso da Coronavac nesta faixa etária.

Com exceção de São Caetano, todas as cidades do Grande ABC encerraram no fim de semana a imunização dos adultos, mas quem perdeu a data deve procurar posto de saúde para se proteger. Atualmente, o público que está sendo contemplado é o de jovens de 12 a 17 – em São Caetano estão sendo protegidos munícipes com 18 anos ou mais.

A cidade mais avançada é Ribeirão Pires, que imuniza hoje moradores com 16 anos, com ou sem comorbidades. Os fármacos são ministrados no Complexo Ayrton Senna.
Diadema também antecipou a campanha e vacina hoje moradores com 17 anos, sem comorbidades, e a partir de 12 anos com comorbidades. Na cidade a vacinação acontece nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Santo André e São Bernardo vacinam jovens de 16 e 17 anos com comorbidades, mas é preciso fazer agendamento nos sites das prefeituras. Em Mauá e Rio Grande da Serra, o público-alvo são jovens de 12 a 17 anos com comorbidades.

REFORÇO

Parte da população brasileira deverá receber uma terceira dose da vacina contra a Covid. A avaliação foi feita ontem pela secretária de enfrentamento à Covid do Ministério da Saúde, Rosana Melo. A prioridade será pessoas com sistema imunológico frágil, como transplantados, portadores do vírus HIV e pacientes com câncer. “Temos estudos preliminares, porém, esses estudos não foram publicados. São discussões, nem podemos publicizar, em respeito aos pesquisadores, porém, estamos tomando decisões em nível de gestão, o que planejar, quantificar grupos que precisem”, adiantou. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;