Desvendando a economia Titulo Desvendando a economia
A inflação no meu bolso
Sandro Maskio
12/07/2021 | 07:00
Compartilhar notícia


Dados divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na primeira semana deste mês apontaram inflação ao consumidor de 0,53% em junho no País, segundo o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo). No acumulado do ano, a inflação soma alta de 3,77% e, nos últimos 12 meses, de 8,35%. Isso é bastante acima do centro da meta para a inflação do Banco Central para 2021, de 3,75%, com variação de 1,5% para cima e para baixo.

Na Região Metropolitana de São Paulo, onde está o Grande ABC, a inflação acumulada nos últimos 12 meses encerrados em junho foi de 7,53% e nos seis primeiros meses de 2021, de 3,31%. Ao detalharmos a composição dos grupos de preços que integram o cálculo da inflação ao consumidor, os principais vilões nos últimos 12 meses foram: alimentação (11,4%); habitação (8,79%), com destaque para o botijão de gás de cozinha (24,65%) e energia elétrica residencial (17,33%); transporte (12,73%), com destaque para combustíveis para veículos (41,36%); e artigos de residência (11,65%), que incluem mobiliários, eletrodomésticos e utensílios residenciais.

Isso quer dizer que o orçamento pessoal ou familiar de cada morador da Região Metropolitana de São Paulo foi impactado exatamente pela variação de 7,53% dos preços registrados no IPCA nos últimos 12 meses? Ou seja, o poder de compra de todos os leitores e suas famílias encolheu na mesma proporção em razão da inflação registrada?

A resposta é não.

Isso ocorre porque o parâmetro definidor do peso dos preços dos diferentes produtos e grupos de produtos na composição da inflação é a avaliação da forma como as famílias utilizam seu orçamento. Algumas usam proporção maior da renda com alimentação, outras com habitação, outras com saúde, educação etc. A chamada POF (Pesquisa de Orçamento Familiar), realizada pelo IBGE, faz essa avaliação e detalha a divisão dos gastos orçamentários realizados pelas famílias.

Por isso, a inflação ao consumidor, que é uma média ponderada pelo peso dos diferentes grupos de produtos captados pela POF, não é necessariamente a inflação que afeta o bolso de cada morador da região e suas famílias. Pelo mesmo motivo, a variação de preços ao consumidor difere regionalmente, entre famílias de diferentes níveis de renda, diferentes composições familiares, entre outros.

Também por isso, a inflação agregada, calculada pelo IPCA, é um importante indicador para compreendermos a trajetória do comportamento da economia, fundamental para o planejamento das decisões dos setores privado e público, bem como para políticas públicas.

Para o orçamento de cada indivíduo ou família, voltado ao planejamento financeiro familiar, é essencial que se tenha conhecimento sobre a forma como cada orçamento é utilizado, as principias despesas presentes na vida de cada um. Infelizmente, nem todos têm esta clareza sobre o cenário.

Somente a partir da organização do orçamento pessoal e familiar é que cada um poderá avaliar, de forma mais apropriada, o quanto a variação dos preços na economia está reduzindo o poder de compra do orçamento da família, e assim tomar decisões que se mostrem mais apropriadas para a realidade de cada um com vistas a amenizar os efeitos inflacionários.

Material produzido por Sandro Maskio, coordenador de estudos do Observatório Econômico da Universidade Metodista de São Paulo. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;