Setecidades Titulo Demanda
Sem doses, S.Bernardo suspende campanha de vacinação contra Covid

Prefeitura aguarda envio de novos lotes de imunizantes e promete reabrir o agendamento para moradores a partir de 35 anos hoje

Por Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
10/07/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/ DGABC


São Bernardo suspendeu a campanha de vacinação contra a Covid por falta de doses. A informação foi confirmada pela gestão do prefeito Orlando Morando (PSDB), que admitiu não ter estoque para cumprir o cronograma e imunizar moradores de 35 anos, como estava previsto. Ontem, o munícipe que tentou agendar para receber a primeira ou a segunda dose do imunizante se deparava com a informação de falta de fármacos no site da Prefeitura. 

“Vagas de agendamento para a primeira dose indisponíveis. Aguardando doses do governo federal e estadual para a abertura de novos horários e grupos para agendamentos.” Essa é mensagem disponibilizada no site da Prefeitura. A mesma informação era visualizada para quem quisesse marcar para ter a segunda dose.

Com 844.483 moradores, São Bernardo é a quarta no Vacinômetro da região, que pode ser conferido no topo da página, com apenas 49,4% da população com a primeira dose e 12,7, com a imunização completa contra a Covid. O município foi um dos primeiros da região a avançar para a faixa etária dos 35 anos, mas não conseguiu atender à alta demanda. 

A situação revoltou o ex-prefeiturável Rafael Demarchi (PSL), que acusa Morando de usar a vacinação como triunfo para ser vice em possível chapa capitaneada por Rodrigo Garcia ao governo do Estado. “As pessoas tentam entrar para se cadastrar e não estão conseguindo. Queria pedir para a Prefeitura só abrir novas faixas de vacinação quando tiver atendido às demais idades. Não é uma corrida para ver quem chega primeiro nos 18 anos porque quem chegou primeiro vai ser o vice-governador, não. Foco é ter a população vacinada. 

Por meio de nota, a Prefeitura informou que será aberto novo agendamento para vacinação ainda hoje, com aplicação de doses na segunda-feira. “A vacinação entre sexta-feira e domingo foi suspensa para que os profissionais da saúde tivessem descanso, considerando que estão trabalhando incansavelmente desde o início da campanha, incluindo aos sábados e domingos”, alegou a administração. 

O problema de falta de doses é exclusivo de São Bernardo entre os municípios do Grande ABC. Santo André, por exemplo, informou que não enfrenta falta de doses e que o agendamento e o ritmo da vacinação prosseguem normalmente – a cidade vacina moradores com 37 anos ou mais. “Temos expectativa até de antecipação de novas faixas etárias nos próximos dias”, sustentou a gestão.

Já a administração de São Caetano também alegou que a vacinação segue normalmente e que estuda realizar repescagem de público que deixou de se vacinar em alguma das etapas de imunização. “O município trabalha com agendamentos baseados em número de doses que foram recebidas”, alegou a cidade, por meio de nota.

A Prefeitura de Mauá informou que a gestão não trabalha com agendamento para que o munícipe seja imunizado contra a Covid-19, mas que o programa de vacinação está condicionada ao recebimento de doses. “Mauá não registrou falta de vacinas desde o início da campanha”, afirmou por meio de nota a administração.

As prefeituras de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não retornaram até o fechamento desta edição.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;