Cultura & Lazer Titulo
Universo gay
Por Thiago Mariano
Do Diário do Grande ABC
04/06/2010 | 07:36
Compartilhar notícia


Aproveitando a ocasião da Parada do Orgulho Gay, que ocorre domingo, em São Paulo, São Bernardo monta uma programação especial até o fim do mês, para gays e simpatizantes, discutindo e divertindo a população a respeito da diversidade.

Hoje, no Teatro Elis Regina, tem encenação da peça Eu Queria Ser a Cássia Eller, com entrada franca. Amanhã é a vez de Conheci uma Pessoa. Ambas, juntamente com o espetáculo Lês, fazem parte da Trilogia Lésbica, com textos escritos pelo são-bernardense Ronaldo Ventura.

Eu Queria Ser a Cássia Eller trata-se de uma noite de bate-papo entre duas mulheres. Uma tenta conquistar a outra contando sua história de vida, em meio a situações e casos engraçados, românticos e até dramáticos.

Conheci Uma Pessoa fala sobre uma mulher que marca um encontro com um homem num bar. Sozinha, pois ele não compareceu, a moça é cantada pela atendente e logo se apaixona - sem lamentar o ‘cano' que levou.

Até o dia 27, ainda, a programação conta com palestras, exibição de filmes, exposição fotográfica e shows.

Alexey Dodsworth, no dia 8, na Pinacoteca, discute sobre militância e ativismo: a luta gay em uma perspectiva foucatiana. No dia seguinte, é a vez de Suzy Capó e José Gatti falarem sobre o cinema colorido, em conversa multimídia, com cenas de clássicos do cinema gay.

Ainda na Pinacoteca, serão exibidos seis filmes temáticos. Produções nacionais e estrangeiras. A partir do dia 12, a fotógrafa Amanda Perobelli expõe imagens do universo das drag queens, na mostra intitulada Rainhas e Dragões. Saltos tipo agulha, perucas, tecidos espalhafatosos e maquiagens gritantes das drags paulistanas foram o foco das lentes da artista.

MÚSICA
Os parques ganham o colorido do mês com três atrações. Dia 25, no Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Maróstica, quem abre a programação musical é a banda Daniel Belleza e Os Corações em Fúria, tocando um glam punk inspirado por artistas como Amelinha, Ramones, T Rex e Kiss. O grupo passa o bastão para Mercenárias, conjunto roqueiro.

Laura Finocchiaro, no dia 27, no Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena, fecha a programação. A cantora, compositora e guitarrista, uma das brasileiras pioneiras na mistura da música eletrônica com a acústica, traz canções de sua autoria, que carregam elementos da bossa, do funk, do samba jazz e chegam ao rock psicodélico.

Programe-se

TEATRO
Eu Queria Ser Cássia Eller.
Hoje, às 20h.
Conheci Uma Pessoa.
Amanhã, às 20h.
No Teatro Elis Regina (Avenida João Firmino, 900. Tel.: 4351-3479). Grátis.

PALESTRAS
Militância e Ativismo: A Luta Gay numa Perspectiva Foucaultiana, com Alexey Dodsworth. Dia 8, às 19h30.
Cinema em Sete Cores, com Suzy Capó e José Gatti. Dia 9, às 19h30.
Na Municipal Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4755). Grátis.
CINEMA
Pecado da Carne (Israel)
Dia 11, às 19h.
Fucking Different São Paulo (Brasil/Alemanha)
Dia 11, às 21h.
Meu Amigo Cláudia (Brasil)
Dia 12, às 19h.
Mostra Competitiva Brasil
Dia 12, às 21h.
Caminho das Índias (EUA)
Dia 13, às 19h.
Mostra Competitiva Brasil
Dia 13, às 21h.
Na Municipal Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4755). Grátis.

EXPOSIÇÃO
Rainhas e Dragões, fotografias de Amanda Perobelli. Abertura no dia 12, às 15h.
Na Municipal Pinacoteca de São Bernardo (Rua Kara, 105. Tel.: 4125-4755). Grátis.

MÚSICA
Daniel Belleza e Os Corações em Fúria. Dia 25, às 19h30.
Mercenárias. Dia 25, às 20h30.
No Parque Cidade Escola da Juventude Città Di Maróstica (Avenida Armando Ítalo Setti, 65. Tel.: 4121-2622). Grátis.
Laura Finocchiaro
Dia 27, às 17h.
No Parque Municipal Engenheiro Salvador Arena (Avenida Caminho do Mar, 2980. Tel.: 4368-1246). Grátis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;