Internacional Titulo
Igreja diz que não há planos de excomunhão de membros do ETA
Por Das Agências
09/04/2001 | 11:28
Compartilhar notícia


A Igreja católica desmentiu nesta segunda-feira as informações da imprensa sobre a suposta adoção de um projeto de excomunhão de membros da organização separatista armada basca ETA, anunciou a conferência episcopal espanhola.

A informação, publicada neste domingo pelo jornal liberal El Mundo, "não corresponde à verdade", afirma o comunicado, que recorda que, no direito canônico e teológico, as conferências episcopais em particular não têm "competência para pronunciar excomunhões ou qualquer outra pena canônica".

"O texto ao qual faz alusão (o projeto de excomungar os etarras) não se encontra na ordem do dia da assembléia plenária que será realizada de 23 a 27 de abril próximo. Esse texto não existe", diz o comunicado.

Isto não significa que os bispos não estejam preocupados com o drama do terrorismo. "Os bispos sempre condenaram o terrorismo e continuam condenando qualquer forma de colaboração e justificativa da atividade terrorista, que é incompatível com a moral cristã", acrescenta o comunicado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;