Memória Titulo
E assim surgiu o Cruz de Malta de Ribeirão Pires

Os primos Antonio Simões e Pedro Cordeiro continuam a sua resenha sobre a história de Manoel Rocha, que aos 91 anos é um dos mais antigos...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
06/05/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


Os primos Antonio Simões e Pedro Cordeiro continuam a sua resenha sobre a história de Manoel Rocha, que aos 91 anos é um dos mais antigos esportistas de Ribeirão Pires. Como relíquia, esta foto da equipe principal do Cruz de Malta, em jogo disputado em Santo André.

Forneiro, padeiro e torcedor símbolo

Pesquisa: Pedro Cordeiro e Antonio Simões - parte 2

De 1941 a 1982, Manoel Rocha continua no ramo comercial, como empregado ou patrão, atuando ora no ramo de panificação ora em armazém de secos e molhados. Teve padaria em sociedade com o irmão, Cândido da Rocha, e armazém de secos e molhados na Rua Major Cardim, em Ribeirão Pires.

Hoje, fiel a Ribeirão Pires, recorda sua história de vida ao lado da esposa Terezinha. Eles têm dois filhos, Ronaldo e Roberto. Rogério, o terceiro, é falecido.

LAZER

Manoel Rocha e o futebol. O Glorioso FC, de Ribeirão Pires, não teve vida longa. Foi sucedido pelo Cruz de Malta, clube fundado em 15 de novembro de 1947 e do qual Manoel Rocha tornou-se o torcedor nº 1. Manoel Alvarez foi um dos artífices da fundação do Cruz de Malta, ao lado de José Barbeiro, Dito Engraxate e Maneco do Bar.

Trabalhadores

Nascem em 6 de maio:

1894 - Jerônimo Augusto de Oliveira. Natural de Cajuru (SP). Associado nº 84 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Alca. Residência: Utinga.

1911 - João Batista Lesse. Natural de Piracicaba (SP). Sócio nº 471 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Rhodia. Residência: Avenida Andrade Neves, 722, Santo André.

Fonte - 1º livro geral de registros do Sindicato dos Químicos do ABC.

MUNICÍPIO PAULISTA

Irapuru. Instalado em 6 de maio de 1955, quando se separa de Pacaembu.

HOJE

Dia do Cartógrafo.

A greve dos 41 dias - 36º dia

Em 6 de maio de 1980, o interventor do Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo e Diadema, Oswaldo Pereira de Aguiar Baptista, recebe a imprensa. Diz que o atendimento no sindicato foi reiniciado e que 95% dos 170 funcionários do sindicato voltaram ao trabalho. O sindicato está sob intervenção desde 17 de abril.

Em Santo André, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra registra-se volta maciça ao trabalho. Em São Bernardo e Diadema a greve continua. A Polícia Militar vigia o estádio da Vila Euclides, o Paço Municipal e o Sindicato dos Metalúrgicos. Fortes emoções estão reservadas para os dias seguintes.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Terça-feira, 6 de maio de 1980

Manchete - Violência marca o 35º dia da greve

Editorial - No diário da greve, a jornada sem glória

Cooperativismo - Cooperativa de Consumo Popular do ABC inaugura novas instalações: Rua Gertrudes de Lima, 658.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - Recessão, comércio, Sifesp (Sindicato das Indústrias da Fundição) e Simonsen (Mário, ex-ministro).

Futebol - Pela Segunda Divisão, jogos de domingo envolvendo equipes do Grande ABC: no Estádio Lauro Gomes, Saad 2, Aliança 1; no Vale do Paraíba, São José 1, Santo André 1.

Polícia - Assassinado no Centro de São Bernardo.

EM 6 DE MAIO DE...

1913 - Fundada a Cerâmica Privilegiada, posteriormente absorvida pela Cerâmica São Caetano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;