Memória Titulo
Uma banda na Vila de São Bernardo: era 1903...

inspirador da Memória de hoje e amanhã é Romualdo Felício Benvenuto

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
13/06/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


O inspirador da Memória de hoje e amanhã é Romualdo Felício Benvenuto, que nos apresentou Hilda Maria Gianotti de Lima e sua filha Sandra.

* * *
Zizá, o Eliziário Firmo de Lima, é um desses bons historiadores anônimos de Santo André e Grande ABC. Ele partiu há 15 anos, legando à sua cidade e ao seu clube, o Aramaçan, documentos e fotos importantes. Sua esposa, dona Hilda, guardou o material riquíssimo de Zizá e com toda confiança repassou tudo à Memória. Em destaque, uma foto mais que centenária, já que foi batida em 1903 no Centro de São Bernardo, à época - e por muitos anos mais - chamada de Vila de São Bernardo.
Temos à mão uma das imagens fotográficas originais mais antigas do Grande ABC, onde aparece o pai de Zizá, Benedito Firmo de Lima, então jovem regente da Sociedade Musical União Beneficente 21 de Outubro, de São Bernardo, com estandarte e tudo.
Benedito Firmo de Lima ergue o braço direito ao lado do estandarte. É o mais sorridente de todos. Sentados, na frente, os prováveis diretores da corporação musical. Eles e os músicos com seus instrumentos, e uma indumentária típica da época, são fotografados num quintal gramado, provavelmente nos arredores do Largo da Matriz da Boa Viagem, onde tudo acontecia.
O jovem regente mudaria mais tarde para Santo André e, em 1930, participaria como um dos 22 fundadores do Clube Atlético Aramaçan. Foi o principal articulador do clube, conforme depoimento prestado por outro fundador, Carlos Pezzolo, ao jornalista Valdenizio Petrolli.
Benedito Firmo de Lima casou-se com Carolina Tereza Rochetti. Tiveram três filhos: além de Zizá, Sinésia de Lima Randi e Alzira de Lima Beckler. O casamento foi em São Bernardo, pois ali nasceu Zizá, em 1910.


AMANHÃ EM MEMÓRIA

Zizá, o cronista, e uma obra inédita que fala de Santo André: o cinema do padre Luiz Capra, a rua dos ciganos, o bosque do Kowarick, o sobradão da imigração...

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Sexta-feira, 13 de junho de 1980

Manchete - Estudantes da Fuabc - Fundação Universitária do ABC, mantenedora da Faculdade de Medicina - rejeitam proposta e decidem manter greve.

Editorial - Na crise da Medicina, alguém falta falar.

Automobilismo - Fábricas do Grande ABC se expandem para outras partes do País.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - CMN (Conselho Monetário Nacional) favorece pequenas e médias empresas.
RÁDIO - Estreou, na Rádio Diário do Grande ABC, o programa "O Direito da Mulher", apresentado pela advogada Aldenoura de Sá Porto.

Literatura e repressão - Flávia Schilling autografa em Santo André o livro "Querida Liberdade", que é uma compilação de cartas que escreveu para a família desde que foi presa, em 1972, até 1980, ao ser libertada dos cárceres uruguaios.

Musical - Grupo Tarancón se apresenta no Teatro Municipal de Santo André.

1915 - Circula o número 1 do jornal "O Progresso", editado na Estação de São Caetano.

1925 - Fundado o Cerâmica FC, de São Caetano.

MUNICÍPIOS PAULISTAS

Adamantina, Cordeirópolis, Coroados, Guaratinguetá, Junqueirópolis, Macatuba, Marinópolis, Martinópolis, Mirassolandia, Ocauçu, Paraibuna, Pradópolis, Rancharia, Santo Antonio da Alegria, Santo Antonio da Posse, Santo Antonio do Arancanguá, Santo Antonio do Pinhal, Suzanopolis, Taiuva, Urânia e Uru.
Santo Antonio - Padroeiro de Lins e Tambaú.

HOJE

Dia do Turista e do Turismo.

SANTOS DO DIA

Antonio de Lisboa e de Pádua (na estamapa), Aquilina e Peregrino.

Crédito da estampa: acervo Vangelista Bazani e João de Deus Martinez.

FALECIMENTOS

FRANCISCO PIN
(Godega, Itália, 14-5-1912 - Santo André 29-1-2004)
LOURDES POLESI PIN
(Santo André 14-5-1916 - 30-5-2010)

Eles se conheceram no trabalho, na fábrica de casimiras Kowarick, uma das três primeiras indústrias fortes de Santo André, ao lado da Ipiranguinha (tecelagem) e Streiff (móveis e cadeiras). Casaram-se na igreja do Carmo e conviveram por 65 anos, com seus quatro filhos: Antonio Santo, Paulo, Fernando e Maria Teresa.
"Ela era alegre, dada com os vizinhos, generosa, bonita e elegante, de bom humor, filha de Maria, cozinhava muito bem, católica praticante. Nos últimos anos recebia a comunhão em casa", conta a filha Teresa sobre a 'mama' Lourdes.
"Papai tinha uma postura preocupada com a educação dos filhos. Foi um pai super protetor. De origem pobre, fazia questão de oferecer uma estrutura de saúde à família, mesa farta, preocupava-se com a saúde de todos", narra Teresa sobre o pai Francisco.
Lourdes era andreense. Seu pai, Antonio Polesi, foi operário símbolo, 68 anos com registro em carteira sempre na Kowarick, um recorde. A pequena Lourdes estudou no 1º Grupo Escolar de Santo André, prédio que abriga o Museu Municipal. O marido Francisco Pin veio da Itália com 12 anos e a família foi encaminhada para a lavoura entre Santo Antonio do Jardim (SP) e Andradas (MG). Depois, Santo André. Muito conversador, criou um ótimo relacionamento no Primeiro de Maio FC.
Francisco Pin partiu primeiro, aos 91 anos. Dona Lourdes faleceu aos 94, na esperança de alcançar os 96 da mãe. Estão sepultados no Cemitério de Vila Pires e deixam sete netos e quatro bisnetos.AM
SÃO CAETANO
Cemitério das Lágrimas
Zenaide Oliveira Bonate, 73. Dia 8.
Rosa Maria da Silva, 72. Dia 9.
Oswaldo Sasso, 70. Dia 9.
Massimo Santoni, 59. Dia 9.
Serviços Funerários: Santo André - 4433-3544; São Bernardo - 4125-1645; Diadema - 4056-1045; Mauá - 4514-7399; Ribeirão Pires - 4828-1436; Rio Grande da Serra - 4820-4353.

Para anunciar um falecimento, ligue para 4435-8000.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;