Atualmente, o mercado automotivo tem convivido com constantes mudanças nos preços dos carros zero quilometro. Com isso, foi-se o tempo que era possível comprar um automóvel de entrada por menos de R$ 30 mil. Em novembro de 2020, quem quiser adquirir um veículo novo precisa desembolsar quase R$ 40 mil. Se quiser o mínimo de itens de conforto, essa cifra encosta (ou ultrapassa) a casa dos R$ 50 mil. Por isso é importante compreender quais são os valores pedidos pelas marcas e o que os carros oferecem. Dessa forma, mesmo com a alta dos valores, o consumidor tem a certeza de que está levando para casa mais equipamentos pelo menor preço possível.
Para tentar facilitar a vida do consumidor brasileiro, o Garagem360idealizou este guia de compras por categoria. Os subcompactos, menores veículos em tamanho e preço, inauguram a série. A seguir, veja um raio-x de todas as versões atuais de Fiat Mobi, Renault Kwid e Volkswagen Up. Logo abaixo estará o nosso veredito de qual deles entrega o melhor custo-benefício e por qual razão.
Guia de compra 0KM: subcompactos
Fiat Mobi
Motor: 1.0 8V Fire Evo de 75 cv/73 cv (etanol/gasolina) a 6.250 rpm e torque máximo de 9,9 kgfm/9,5 kgfm (etanol/gasolina) a 3.850 rpm (todas as versões)
Follow me home (faróis ficam ligados durante um tempo);
Espelho nos para-sóis;
Quadro de instrumentos com display digital de 3,5 polegadas.
Fiat Mobi Like – R$ 46.490
Principais itens de série (além dos que já equipam as versões anteriores):
Direção Hidráulica;
Ar-condicionado;
Computador de bordo;
Vidros elétricos dianteiros;
Limpador, lavador e desembaçador traseiro.
Opcionais:
Pack Fit In (R$ 420): Volante com regulagem de altura, cintos de segurança com regulagem de altura e comando interno para abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível;
Pack Multimídia (R$ 2.800): Central multimídia de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entrada USB, volante multifuncional e pré-disposição para rádio com quatro alto-falantes e 2 tweeters;
Fiat Mobi Trekking – R$ 47.390
Principais itens de série (além dos que já equipam as versões anteriores):
Direção Hidráulica;
Ar-condicionado;
Computador de bordo;
Vidros elétricos dianteiros;
Limpador, lavador e desembaçador traseiro;
Altura elevada.
Opcionais:
Pack Multimídia (R$ 2.800): Central multimídia de sete polegadas com Apple CarPlay e Android Auto sem fio, entrada USB, volante multifuncional e pré-disposição para rádio com quatro alto-falantes e 2 tweeters;
Pack One (R$ 1.150): Volante e cintos dianteiros com regulagem de altura, comando interno para abertura do porta-malas e da tampa do tanque de combustível, sensor de estacionamento traseiro, quadro de instrumentos com medidor de temperatura externa e retrovisores externos elétricos com seta e tilt-down;
Pack Style (R$ 1.650): rodas de liga leve 14 polegadas e faróis de neblina.
Renault Kwid
Motor: 1.0 SCe 12V de 70 cv/66 cv (etanol/gasolina) a 5.500 rpm e torque máximo de 9,8 kgfm/9,4 kgfm (etanol/gasolina) a 4.250 rpm (todas as versões)
Principais itens de série (além dos que já equipam as versões anteriores):
Controle de tração;
Quatro alto-falantes e dois tweeters;
Faróis de neblina;
Rodas de liga leve de 15 polegadas;
Sistema de som Composition Phone com suporte para celular.
Veredito
Líder do segmento, o Renault Kwid foi o subcompacto que chegou por último, mas se tornou um sucesso de vendas logo em seus primeiros meses de vida. Embora seja o menos potente dos três, ele entrega a melhor relação custo-benefício em todas as versões – embora a de entrada seja bem simples e tenha como diferencial os quatro airbags. A Intense foi escolhida como a mais vantajosa por só custar R$ 2 mil a mais que a Zen e trazer de série praticamente tudo que há na Outsider, exceto os adereços visuais da versão aventureira.
O Fiat Mobi é o carro mais barato do Brasil na atualidade, mas tem uma lista de série mais enxuta em todas as configurações. Para efeito de comparação, a intermediária Like com todos os opcionais supera o preço pedido pelo Kwid Intense. Já o VW Up, o mais experiente dos três, anda meio esquecido pelo mercado e pela própria marca. Com futuro incerto no Brasil, ele é bem completo em suas duas versões e é o único que oferece uma segunda opção de motorização – a mais potente e econômica TSI. Entretanto, suas duas configurações são mais caras que as mais completas de Mobi e Kwid, além de não oferecer nem como opcional uma central multimídia equivalente a dos dois rivais. Em tempos de conectividade, este é um item que pesa bastante na hora de comprar um veículo. Por isso, mesmo sendo o mais potente dos três, o veículo da VW é o que tem o pior custo-benefício da categoria.
Fiat Mobi Easy |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Easy |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Like |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Fiat Mobi Trekking |Foto: Divulgação/Fiat
Renault Kwid Life |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Life |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Life |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Life |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Life |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Life |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Zen |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Zen |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Zen |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Zen |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Zen |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Zen |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Renault Kwid Intense |Foto: divulgação/Renault
Volkswagen Up MPI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up MPI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up MPI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up MPI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up MPI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up MPI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up Connect 170 TSI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up Connect 170 TSI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up Connect 170 TSI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up Connect 170 TSI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up Connect 170 TSI |Foto: Divulgação/VW
Volkswagen Up Connect 170 TSI |Foto: Divulgação/VW
Compartilhar notícia
Comentários
Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.