Memória Titulo
Rita, os prefeitos de São Bernardo e um livro de memórias

No mês em que completará 80 anos de idade (28 de julho), Rita Ângela Zincaglia, a secretária eterna de São Bernardo, está na ordem do dia

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
02/07/2010 | 00:00
Compartilhar notícia


No mês em que completará 80 anos de idade (28 de julho), Rita Ângela Zincaglia, a secretária eterna de São Bernardo, está na ordem do dia. Nesta semana gravou um quadro para a TV dos Trabalhadores, falando de todos os prefeitos da sua cidade, de Wallace Simonsen a Luiz Marinho.

Boas lembranças e particularidades de cada um. Também gravou um longo depoimento para o Serviço de Memória local, destacando passos da sua vida que se confundem com a formação da cidade.

Mais ainda: Rita Zincaglia escreve um livro de memórias, com revelações surpreendentes e registros que só aquela que foi a primeira ministra de São Bernardo poderia ter - ela foi secretária do todo poderoso prefeito Lauro Gomes e ocupou altos cargos em outras administrações públicas. Aguardem, pois, as suas revelações.

E este 2 de julho é uma data muito especial para os Zincaglia. Por dois motivos.

Em 2 de julho de 1888 nascia Vincenzo Zincaglia (mais conhecido como Vicente Americano), pai da Rita. Italiano, emigrou para a América, parando nos Estados Unidos. Lá constitui família e vem a São Bernardo de encontro aos familiares que aqui já residiam.

Em 2 de julho de 1938 Lúcia Urbani Zincaglia e os filhos Bruno, Tereza e Rita deixavam Chicago para se reencontrarem com Vicente Zincaglia, o marido e pai.

Era um outro tempo e uma outra cidade, que Rita Zincaglia, a primeira secretária trilíngue do Grande ABC, descreve muito bem.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS
Quarta-feira, 2 de Julho de 1980

Manchete - Papa é ovacionado em Minas e no Rio

Editorial - Carinho a João Paulo II traduz esperança

Comportamento - Construção de motel na Avenida Pereira Barreto, às margens do Córrego Taioca, gera protesto.

São Bernardo - Prefeito Tito Costa impede despejo de favelados no Jardim Farina.

Ribeirão Pires - Cidade em festa com a abertura hoje dos Jogos Regionais.

Cinema/análise (Heitor Capuzzo) - O musical americano e nosso cinema em crise.

Polícia - Assaltada empresa de ônibus na Vila Linda.

Primeiro plano (Eduardo Camargo) - Política salarial não será alterada.

EM 2 DE JULHO DE...
1840 - Inaugurado o hospital da Santa Casa de Misericórdia no Rio de Janeiro.

1957 - Criada a Scania do Brasil. O primeiro caminhão brasileiro da marca é montado pela Vemag. O primeiro motor brasileiro fica pronto em 1959. Em 1960 a empresa sueca assume a total responsabilidade das atividades no Brasil. E em 1962 inaugura sua fábrica em São Bernardo.

Trabalhadores
Nascem em 2 de julho:
1918 - João Batista Donadelli. Natural de Orlândia (SP). Sócio nº 462 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente da Atlantis residente na Avenida Barão de Mauá.

1926 - Júlio Augusto. Natural de Ribeirão Pires. Sócio nº 1172 do Sindicato dos Químicos do ABC. Servente de fabricação da fábrica de formicida residente em Ribeirão Pires.
Fonte: 1º livro geral de registro dos associados do Sindicato dos Químicos do ABC

HOJE
Dia do Bombeiro e Dia do Hospital.

SANTOS DO DIA
Bernardino Realino, Félix, Márcia, Monegundes, Oto ou Otão de Bamberga, Pedro de Luxemburgo e Urbano.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;