Memória Titulo Coluna
Esta perua percorria as estradas da região

Um veículo modelo Internacional da Expresso São Bernardo, empresa que ontem completou 74 anos, pois foi fundada em 21 de setembro de 1946

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
22/09/2020 | 00:01
Compartilhar notícia


Para os antigos, era o Expressinho de São Bernardo. Interligava São Bernardo a São Paulo, participando da inauguração da Via Anchieta, cujas pistas do planalto foram abertas pelo presidente Getúlio Vargas em 1941 – a inauguração da via até Santos, com sua primeira pista, data de 1947.

Hoje, a Expresso São Bernardo vai de São Bernardo a Eldorado, servindo ao Centro de Diadema. À frente, a quarta geração dos fundadores, os Locosselli – foram fundadores, Leonardo Locosselli e seu filho José, em sociedade com outros italianos; hoje tem à frente os irmãos Nilton e Leonardo Locosselli, e a quarta geração representada por José Leonardo Maselli Locosselli.

Os Locosselli têm origem italiana. Leonardo ocupou a presidência da mais antiga sociedade civil do município, a Associação Ítalo-Brasileira de Beneficência, a antiga Societa di Mutuo Soccorso Italiani.

Uma família de trabalhadores, os Locosselli: José, filho de Leonardo (o nono), tinha uma oficina mecânica ao lado da Igreja Santa Filomena, no coração de São Bernardo, em sociedade com um alemão, o Mister.

Uma história que pode e deve ser construída e divulgada.


Diário há meio século

Terça-feira, 22 de setembro de 1970 – ano 13, edição 1340</CF>

Manchete – Hussein perde. Estados Unidos preparavam a invasão no conflito do Oriente Médio.

Política – Lançada a candidatura de Walter Braido a deputado estadual.

Estradas  – Finalmente a Via Anchieta é liberada depois do desmoronamento de pedras ocorrido na semana anterior.

Santo André – Área da antiga fábrica de casimiras Kowarick, desativada: busca-se uma destinação.

Óbito – José Nogueira dos Santos, o Bahia, falece no Hospital das Clínicas, em São Paulo, aos 39 anos. Vítima da explosão que destruiu parcialmente as dependências da Câmara Municipal de São Caetano, Bahia estava internado desde 30 de julho de 1970.

Santos do dia

- Mauricio e companheiros. Martirizados no ano 286

- Tomás de Villanueva (Espanha, 1488 – 1555). Pregador e escritor. Sermões que proferiu fazem parte da escrita sacra.

- Inácio de Santhiá (Itália, 1686 – 1770). Capuchinho. Morreu com fama de santidade. 

- Emerano. Ou: Emmeran de Ratisbonne

Em 22 de setembro de...

1920  – Ainda sem televisão, os cinemas apresentavam jornais animados antes do filme principal. Dois casos: Fox Jornal (novidades mundiais) e Últimos Acontecimentos.

Entre os filmes da época, Ódio Feudal, com tom Mix; e Carlito Sonhando, com Charles Chaplin.

Os cigarros estavam francamente liberados, utilizando-se todo o tipo de chamamento, inclusive o rosto do Barão do Rio Branco.


Hoje

- Dia Mundial Sem Carro

- Dia do Contador – data instituída em 22 de setembro de 1945. Também são celebrados o Dia do Contabilista e o Dia da Contabilidade, em 25 de abril. Um abraço carinhoso ao Zoilo e ao Odilon, colaboradores da Memória.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;