Internacional Titulo
FBI investiga contas de embaixada saudita em Washington
Da AFP
23/11/2003 | 15:21
Compartilhar notícia


O FBI, a polícia federal norte-americana, está examinando os registros das contas bancárias da embaixada saudita em Washington, como parte de uma investigação sobre o financiamento a grupos extremistas islâmicos nos Estados Unidos. A informação foi publicada neste domingo pelo jornal The Washington Post.

"O escritório local do FBI requisitou os registros de dezenas de contas bancárias sauditas para determinar se o dinheiro do governo da Arábia Saudita financiou, intencionalmente ou não, extremistas islâmicos nos Estados Unidos", indicou o jornal.

A investigação, solicitada por líderes parlamentares e aprovada pelo Conselho de Segurança Nacional, indignou as autoridades sauditas.

"Se querem estas informações, por quê não perguntaram diretamente? Teríamos respondido", lamentou um funcionário saudita, acrescentando que o governo de seu país já entregou os registros de gastos da embaixada durante os últimos 20 anos. "Não temos nada para esconder", continuou.

As autoridades sauditas garantiram ao Washington Post que o dinheiro que passou pela embaixada está registrado, e que a maior parte (US$ 160 milhões) foi destinada a financiar sauditas que estudavam nos Estados Unidos.

"A idéia de que podemos enviar dinheiro aqui sem que apareça nos registros é absurda. Não somos uma república de bananas", enfatizou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;