Internacional Titulo
Para imprensa dos EUA, provas de Powell são convincentes
Da AFP
06/02/2003 | 11:32
Compartilhar notícia


Os principais jornais americanos qualificaram nesta quinta-feira de convincentes os argumentos apresentados pelo secretário de Estado Colin Powell ao Conselho de Segurança da ONU para acusar Bagdá de possuir arsenais escondidos e manter vínculos com o terrorismo.

"Não pode haver mais dúvidas de que o Iraque está em evidente violação da resolução 1.441 da ONU", disse o The Wall Street Journal.

O Washington Post comentou que o pronunciamento de Powell foi "irrefutável" e "esmagador", adiantando que o secretário de Estado mostrou argumentos "poderosos" sobre os vínculos com a facção do grupo Al Qaeda que busca adquirir armas químicas e planeja atacar a Europa.

O New York Times qualificou de "muito poderoso" o conjunto de documentos e depoimentos. "Sua sóbria exposição talvez não tenha mostrado uma prova flagrante, mas deixou poucas dúvidas de que Saddam Hussein tenta esconder algo".

Por sua parte, o jornal USA Today disse que, uma semana depois que o presidente George W. Bush se comprometeu a apresentar provas sólidas contra o Iraque, "Powell o fez".

Powell mostrou a "futilidade das inspeções de armamento por tempo indefinido, como reclamam os críticos dentro e fora dos Estados Unidos".

Enquanto Powell advertiu que os Estados Unidos desarmarão o Iraque com ou sem o apoio da ONU, o USA Today alertou sobre os riscos de uma ação unilateral.

O Wall Street Journal desafiou a ONU a "ter a coragem das convicções de Powell".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;