Internacional Titulo Diplomacia
Japão e Coreia do Sul devem assinar acordo de defesa
09/05/2012 | 02:39
Compartilhar notícia


Desde o fim da ocupação japonesa na península coreana, em 1945, levou 20 anos para Japão e Coreia do Sul estabelecerem relações diplomáticas. Agora, pela primeira vez desde a ocupação, os militares dos dois países estão perto de assinar um acordo próprio, segundo o The Wall Street Journal.

 

No resumo de notícias desta terça-feira em Seul e em Tóquio, os militares de ambas as nações disseram que finalizam dois acordos de cooperação que deverão ser assinados em uma reunião bilateral entre os ministros da Defesa nas próximas semanas.

 

Os dois países começaram a discutir os acordos no ano passado. Isso não significa que a Coreia do Sul e o Japão lutarão um pelo outro numa eventual guerra. Mas o acordo representa um dos últimos passos importantes rumo a uma relação bilateral que, por várias décadas, tem se desenvolvido em termos econômicos e políticos.

 

Um porta-voz militar da Coreia do Sul disse que os acordos envolverão assistência humanitária, socorro a desastres e intercâmbio de informações militares. Relatos da mídia, tanto no Japão quanto na Coreia do Sul, apontam que os acordos também abrangerão aquisições e logísticas (exceto para armas) e operações para a manutenção da paz. As informações são da Dow Jones.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;