Turismo Titulo
Mundaú e Flexeiras, paraísos quase selvagens
Da AJB
09/03/2006 | 10:51
Compartilhar notícia


Um paraíso quase selvagem. Não intocado, mas bem tranqüilo, habitado por pessoas simples. É difícil de imaginar que um cenário tão belo ainda não tenha sido invadido por uma multidão de turistas. Mas é real: são as praias de Trairi, no Ceará, que, aos poucos, vão se estruturando e recebendo casais em busca de romantismo, amantes da natureza e visitantes atrás de um lugar calmo para passar as férias com a família.

Trairi fica no litoral Oeste do Ceará (na Costa do Sol Poente), a 120 km de Fortaleza. O litoral se estende por 36 km e divide-se em quatro praias: Guajiru, Flexeiras, Embuaca e Mundaú. Todas preservam a atmosfera de um pacato vilarejo de pescadores.

As principais são Flexeiras e Mundaú. A mais estruturada (leia-se com algumas pousadas, um ou outro quiosque, passeios de catamarã, jangadas e buggy) é a de Mundaú, que fica a 17 km do Centro de Trairi. Localizada numa grande baía, suas águas calmas e cristalinas são protegidas por 100 m de arrecifes, que formam piscinas naturais na maré baixa. A beleza encantadora se estende pela moldura das dunas, do coqueiral, dos mangues e das aves exóticas, além do encontro entre o mar e o rio Mundaú – cenário do banho de Martim e Iracema na obra de José de Alencar.

A ordem aqui é colocar as pernas para o ar e relaxar sob a sombra de um coqueiro. Mas, pelo menos por algumas horinhas da estadia, deve-se explorar as atividades que o lugar tem a oferecer. Um dos programas imperdíveis é percorrer o rio a bordo de um catamarã. O passeio de duas horas inclui paradas para mergulho na praia dos Quatro Coqueiros e no Buraco do Camurupim. A embarcação, com capacidade para 30 pessoas, tem serviço de bar e som para animar a galera.

Para a prática de esportes de aventura, o vilarejo também conta com o Parque Ecológico de Mundaú, que tem atrativos como tirolesa, rapel, escalada e trilhas.

Apesar do aspecto pacato, a praia vem ganhando, aos poucos, cada vez mais infra-estrutura para atrair um maior número de turistas. Segundo Rômulo Rôla, proprietário da Pousada das Marés, uma das maiores de Mundaú, é preciso investir na rede hoteleira. "Turista gosta de conforto", afirma. "Agora Mundaú está sendo descoberta. Temos recebido muitos grupos de turistas do Sul e Sudeste do Brasil e do exterior, principalmente de Portugal", conta Rômulo.

Flexeiras, distante 12 km do município de Trairi, é a outra praia que recebe mais visitantes nos fins de semana e no verão. O nome, segundo uma antiga lenda contada pela população, refere-se às índias que desciam os morros e praticavam a pesca com suas flechas certeiras. De beleza selvagem, a praia ainda mantém uma aura primitiva, retratada pelos currais de pesca mar adentro e pelas jangadas que despontam no horizonte ao cair da tarde.

Com uma larga faixa de areia, Flexeiras é propícia à prática de esportes como frescobol e o tradicional futebol no fim de tarde, com parada obrigatória para assistir ao espetáculo do pôr-do-sol, que doura a água verde e cristalina do mar.

O cenário é de cinema, emoldurado pelo azul constante do céu cearense, pelos coqueirais e pelas dunas, lagoas e piscinas naturais, que são o grande atrativo da praia. Excelentes para a criançada brincar à vontade sem preocupar os pais.

O mar também é recomendável para a prática de mergulho, com pedras submarinas e muitos peixinhos coloridos. Considerada um dos locais mais apropriados para o kitesurf, em Flexeiras há aulas do esporte, além de aluguel e vendas de equipamentos e acessórios. Escorregar de sandboard, passear de jangada, a cavalo e de buggy pelas dunas de areias brancas são outras opções para se divertir e conhecer as belezas da região.

Das praias de Trairi, Flexeiras é a que tem a melhor infra-estrutura hoteleira, como a Pousada do Paiva, que fica na areia, de frente para o mar. O Orixás Art Hotel, que mescla o rústico com a sofisticação, é um dos mais recentes na região. No entanto, é caríssimo, por isso a maioria dos hóspedes é formada por estrangeiros. O hotel foi construído sem derrubar do terreno uma árvore sequer: as plantas habitam o interior, fazendo parte da decoração. No Orixás também funciona uma galeria de arte, com exposição permanente de quadros e esculturas.

De pernas para o ar

Como chegar

No site da Gol (www.voegol.com.br) é possível adquirir bilhetes de ida e volta para o trecho entre São Paulo (saindo do aeroporto de Guarulhos) e Fortaleza, a capital cearense,

ao custo de R$ 838. A partir da capital, são mais 120 km até Trairi pela Costa do Sol Poente.

Onde ficar
Em Mundaú

Pousada das Marés – Estrada da Barra do Estrela de Mundaú, s/nº. Tel.: (0xx85) 3351-9085. Site: www.pousadadasmares.com.br.

Pousada Cabôco Sonhadô – Avenida Beira Mar, s/nº.

Tel.: (0xx85) 3351-9047.

Site: www.caboco.com.br.

Em Flexeiras
Pousada do Paiva – Rua da Praia, s/nº. Tel.: (0xx85) 3253-4290.

Site: www.pousadadopaiva.com.br.

Orixás Art Hotel – Rua da Praia, s/nº. Tel.: (0xx85) 3351-3114.

Site: www.orixasclub.com.

Informações
Secretaria de Turismo do Ceará

Site: www.setur.ce.gov.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;