Internacional Titulo
Há evidências de conexão entre Farc, ETA e IRA, diz vice colombiano
Por Da AFP
13/02/2003 | 17:06
Compartilhar notícia


O vice-presidente colombiano, Francisco Santos, afirmou nesta quinta-feira em Nova York que existem "fortes evidências de conexão" entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC), a grupo separatista basco ETA e o Exército Republicano Irlandês (IRA).

"Existem fortes evidências da interconexão, mas ainda não temos a principal prova", disse Santos ao fim de um encontro com John Walters, principal representante da ação de combate às drogas do governo norte-americano.

O vice-presidente baseou sua afirmação nas características do último atentado das FARC, contra o clube El Nogal de Bogotá, que deixou um saldo de mais de 30 mortos. "O atentado tem algumas características um pouco distintas, mas sabemos que as FARC têm usado tecnologia que não possuíam há pouco tempo, como celulares e controle remoto para explodir carros-bomba", explicou.

Se trata de "tecnologia usada na Espanha pelo ETA e que o IRA já utilizou na Grã-Bretanha", afirmou.

A visita de Santos aos Estados Unidos tem o objetivo de intensificar a ofensiva diplomática do governo colombiano contra os grupos armados.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;