Nacional Titulo
Funasa avalia que 34,5 mi de crianças foram vacinadas
Por Do Diário do Grande ABC
18/06/2000 | 16:24
Compartilhar notícia


Um novo balanço divulgado neste domingo pela Fundaçao Nacional de Saúde (Funasa) indica que 50,31% de crianças foram imunizadas contra a poliomielite e 44,43% contra o sarampo em todo o país até 15h de sábado. Seguindo essa tendência, a Funasa acredita ter sido possível vacinar 34,5 milhoes de crianças - 16,5 milhoes de crianças contra a pólio e 16,8 milhoes contra o sarampo.

A Funasa vai divulgar a partir de quarta-feira, sempre todas as quartas, um balanço sobre a campanha de vacinaçao. A consolidaçao dos dados de todos os municípios deverá acontecer no dia 28 de julho. O presidente da Funasa, Mauro Costa, disse que a vacinaçao continuará sendo realizada nas rotinas dos postos.

Este ano, o Brasil pretende erradicar o sarampo. Um compromisso nesse sentido foi assumido pelo governo brasileiro em 1994 com a Organizaçao Panamericana de Saúde (Opas). Para atingir a meta, segundo Costa, o País aumentou em 53%, nos últimos cinco anos, os investimentos com a aquisiçao de vacinas. A Funasa investiu R$ 62,5 milhoes na campanha deste ano, que terá duas etapas.

A segunda etapa está prevista para o dia 19 de agosto. Neste dia as crianças devem voltar aos postos de vacinaçao para atualizar o cartao de vacinaçao, tomar a segunda dose contra a poliomielite e fazer intensificaçao anti-sarampo.

A Funasa mantém nos Estados equipes para monitorar os casos da doença, explica Jarbas Barbosa Júnior, coordenador do Centro Nacional de Epidemiologia (Cenepe), órgao vinculado à Funasa. No mundo, o sarampo mata 1 milhao de crianças por ano. Na década de 70, no Brasil, o sarampo chegou a atingir quase 3 milhoes de crianças.

Em 1997, o total passou de 53 mil casos. De janeiro até junho deste ano, foram registrados no país apenas 32 casos de sarampo confirmados e nenhum óbito; no mesmo período do ano passado, foram registrados 319 casos, representando uma reduçao de 89 9%.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;