Economia Titulo
Opep defende a paz mundial para manter a estabilidade dos preços
Por Da AFP
18/11/2007 | 12:13
Compartilhar notícia


A Opep (Organização de Países Exportadores de Petróleo) destacou neste domingo a importância da paz mundial para manter a estabilidade dos mercados, segundo o texto do comunicado final da cúpula de Riad, na Arábia Saudita.

A organização também se comprometeu a abastecer os mercados de forma "suficiente e confiável", segundo o texto do comunicado final da cúpula de Riad. O documento também insiste no desenvolvimento de tecnologias que favoreçam o que chama de "petróleo limpo", e destaca, principalmente, o seqüestro de carbono, como forma de lutar contra o aquecimento climático.

Entende-se por seqüestro de carbono a absorção do gás carbônico (CO2) presente na atmosfera pelas florestas, que durante a fase de crescimento, absorvem gás carbônico e liberam oxigênio. Sendo assim, as florestas em crescimento são consideradas fundamentais para a diminuição de poluentes na atmosfera terrestre. A Eco-1992, realizada no Rio de Janeiro, deixou claro que, para proteger a atmosfera, seria necessário não só diminuir a emissão de poluentes, mas também preservar as florestas e plantar árvores, como forma de contribuir para "limpar" o ar que respiramos.

O tema dos altos preços do petróleo não foi mencionado diretamente nesta reunião, já que o assunto está na pauta da conferência ministerial da Opep de 5 de dezembro em Abu Dhabi. Os preços do petróleo caíram em relação aos picos registrados na semana passada, mas permanecem altos, a US$ 95 em média.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;