Internacional Titulo
João Paulo II pensou em renunciar por causa de sua saúde, diz jornal
Por Da AFP
02/02/2006 | 09:34
Compartilhar notícia


O papa João Paulo II pensou em renunciar em virtude de seu estado de saúde, mas desistiu da idéia para não criar um "precedente perigoso" para seus sucessores. A informação foi divulgada nesta quinta-feira pelo jornal italiano La Stampa, que cita um livro do cardeal espanhol Julián Herranz que será publicado em breve.

"O papa está pessoalmente muito afastado de sua missão e vive livrando-se da vontade de Deus. Mas teme criar um precedente perigoso para seus sucessores", declarou, em dezembro de 2004, o arcebispo polonês Stanislaw Dziwisz, secretário particular de João Paulo II durante 40 anos, citado por Herranz.

O prelado espanhol, membro da Comissão Pontifícia para a Interpretação dos Textos Legislativos da Igreja, escreve em seu livro - "Nos arredores de Jericó - Recordações dos anos com São Josémaria e com João Paulo II" - que o papa polonês consultou seu secretário sobre a possibilidade de renunciar.

Dziwisz, citado por Herranz, explica que os temores de João Paulo II estavam vinculados ao fato de que seus sucessores "poderão se ver expostos a manobras e pressões sutis dos que quisessem derrubá-los".

Durante os últimos anos da vida do papa, morto em 2 de abril de 2005, circularam numerosos rumores no Vaticano e na imprensa sobre uma possível renúncia de João Paulo II por causa da piora de seu estado de saúde. Os rumores foram sempre desmentidos oficialmente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;