Setecidades Titulo Saúde
Frio exige prevenção contra doenças respiratórias
Por Maíra Sanches
Do Diário do Grande ABC
28/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


A estação mais fria do ano começa apenas em 21 de junho, mas os cuidados com as baixas temperaturas e a umidade relativa do ar começam desde o outono, quando é preciso se proteger das doenças respiratórias.

Nesta época do ano, sinusite, amigdalites, laringites, otites, gripe, pneumonia, crises de bronquite e asma são comuns, especialmente entre crianças e idosos - que têm menor taxa de imunidade. No inverno, segundo especialistas, o aumento de casos de doenças respiratórias chega a 20%, principalmente por causa da poluição e a baixa umidade do ar.

Desde o início do outono os atendimentos aumentaram 42% nas unidades de Saúde e prontos-socorros de São Caetano, segundo informou a Prefeitura. Nas demais cidades ainda não houve crescimento significativo, mas as administrações já aguardam aumento sazonal de demanda nas próximas semanas.

O professor titular de Pneumologia da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), Elie Fiss, explica que há três fatores que facilitam o processo inflamatório das vias aéreas: baixa umidade do ar, queda brusca de temperatura e transmissão facilitada de doenças virais em ambientes fechados. "Quando começa a chover todos fecham as janelas e os vírus se propagam mais facilmente, principalmente se alguém está resfriado."

Quem já tem doenças crônicas permanece exposto a possíveis pioras e tem de vigiar os sintomas do corpo. "Quem faz tratamento não pode suspender o remédio que já toma regularmente. E outras pessoas têm de prestar atenção ao menor sintoma de piora respiratória e procurar ajuda médica."

A vacinação contra gripe é a melhor forma de prevenir. A campanha lançada pelo Ministério da Saúde começa no sábado e segue até dia 25 em todas as unidades de Saúde do País. No Grande ABC, a expectativa é que 391 mil sejam imunizados contra o vírus.

RECOMENDAÇÕES
Em geral, cerca de 10% da população é acometida pelo vírus da gripe durante o outono e o inverno. Hidratação constante e cuidados com higiene, como lavar as mãos, ajudam a prevenir o surgimento de doenças crônicas e respiratórias. A adoção de dieta saudável, com ingestão regular de verduras, cereais, peixes, legumes e frutas ajuda a fortalecer o sistema imunológico e reforçar as defesas. Evitar ambientes fechados, aglomerações e exposição ao ar-condicionado também são recomendadas. "Além disso, é preciso evitar a automedicação. Muitos ainda usam antibióticos aleatoriamente, mas a pessoa cria resistência à medicação e fica doente mais rápido e mais vezes", explica o pneumologista.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;