Economia Titulo
INSS não corrige benefícios atrasados
Marcelo de Paula
Do Diário do Grande ABC
03/11/2007 | 07:08
Compartilhar notícia


Solicitar revisão da aposentadoria ou pensão, receber os atrasados, mas não ter o valor mensal do benefício reajustado pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) tem sido mais comum do que parece, segundo a advogada previdenciária Daniella Low, do escritório Balera, Gueller, Portanova e Associados.

“Na minha carteira de clientes há uns dez casos nesta situação. Fica uma coisa estranha porque, no meu entender, se o pagamento dos atrasados foi realizado é porque o valor do benefício estava realmente defasado”, comenta Daniella.

Por meio de sua assessoria de imprensa, o INSS respondeu que em algumas situações o valor do reajuste é tão pequeno que é normal o aposentado não se dar conta de que já recebeu o aumento.

Mas a advogada discorda e reclama do fato de o INSS não mais disponibilizar no site o histórico de créditos dos aposentados e pensionistas.

O histórico é a relação dos pagamentos feitos ao beneficiário nos últimos 24 meses, que há cerca de um ano podia ser acompanhado pela página da Previdência Social na internet.

Comprovação - “O problema é que sem o histórico não dá para comprovar se a revisão foi feita ou não. Nós ficamos sem instrumento para contestar”, reclama a advogada.

Daniella afirma que há mais de um ano o INSS fornece apenas o informativo anual para imposto de renda, o que não ajuda em nada.

“O informativo mostra o valor total recebido no ano. Antes, no site, a gente clicava em cima do valor mensal e aparecia a descrição do que era aquele dinheiro. Dava para saber se estava incluído empréstimo em consignação, por exemplo.”



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;