Setecidades Titulo Segurança pública
Baep inicia operações com cavalaria no Grande ABC

Policiamento será realizado uma vez por semana nas áreas centrais das sete cidades

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
01/11/2019 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


O 6º Baep (Batalhão de Ações Especiais da Polícia) de São Bernardo iniciou neste mês operações especiais com a cavalaria do Grande ABC. O cronograma prevê que o policiamento montado realize patrulhamento nas áreas centrais das sete cidades semanalmente. Além de coibir a criminalidade, o objetivo é ampliar a sensação de segurança entre a população.

O Centro de Santo André recebeu a operação, que contou com seis agentes a cavalo e outros três em viatura, ontem – a ação foi realizada em Diadema na semana passada. A escolha dos locais, conforme o comandante da 2ª Companhia do Baep, capitão Fernando Carvalho Ricardo, é feita conforme análise dos indicadores criminais. “Geralmente, nas áreas centrais, temos ocorrências de furtos em lojas, de veículos e a pedestres. O policiamento montado traz essa ostensividade e faz com que tanto a população quanto o criminoso vejam a presença da polícia. As pessoas se sentem seguras e o bandido deixa de agir”, observa.

O início das operações montadas foi possível após a transferência da coordenação da cavalaria do Grande ABC para a sede do Baep, no COI (Centro de Operações Integradas) de São Bernardo – inaugurado em 14 de outubro. Antes disso, segundo capitão Carvalho, a administração ficava no Regimento de Polícia Montada 9 de Julho, na Capital. “Com essa proximidade a gente consegue um ganho para coordenar as operações de perto”, ressalta. No total, a cavalaria da região conta com 34 policiais e 22 animais, divididos entre São Bernardo e Mauá.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;