Setecidades Titulo
Polícia de S.Bernardo prende 12 e mata 1
Luciano Cavenagui
Do Diário do Grande ABC
07/11/2007 | 07:00
Compartilhar notícia


Doze pessoas foram presas e uma morta a tiros durante operação especial realizada ontem pela Polícia Civil de São Bernardo nos bairros Americanópolis e Vila Clara, na zona Sul da Capital.

Segundo a polícia, os presos fazem parte de ramificações de uma quadrilha especializada em seqüestros, tráfico de drogas e roubos de motos de alta potência. Os crimes geralmente ocorriam no Grande ABC ou na zona Sul de São Paulo.

A ação foi realizada por 20 policiais integrantes do Grupo Anti-Seqüestro/Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) e Garra (Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos).

Munidos com 17 mandados de busca e apreensão, os policiais entraram nas casas dos investigados a partir das 6h e realizaram as prisões ao encontrarem armas, drogas e peças de motocicletas roubadas.

VENTANIA

As investigações que desencadearam nas prisões começaram há três meses, quando o Grupo Anti-Seqüestro passou a apurar as ligações de Vanecir Bernardo, 49 anos, o Ventania, preso em junho.

Segundo a polícia, ele participou de dois seqüestros em São Bernardo: o do comerciante Mohamed El Bacha, 44 anos, em 2005, e o do empresário do ramo da construção civil José Fortes Reina, 58, em 2006.

“Por meio de investigações desses dois casos, descobrimos que diversas outras pessoas que tinham relação com o Ventania atuavam também com o roubo de motos potentes e comandavam biqueiras (pontos de tráfico) em Americanópolis e Vila Clara”, afirmou o delegado seccional de São Bernardo, Marco Antônio de Paula Santos.

DESMANCHE

Na Rua Gondelim, em Americanópolis, os policiais acharam um desmanche ilegal para onde eram levadas as motos. No local, foram encontradas dez motos de diversos modelos, como Hornet, CBR 900 e Suzuki 1000, além de várias peças.

O desmanche era comandado por Douglas Alexandre Martinez, 33 anos, que foi preso na ação.

Jozival Ribeiro de Almeida, 24 anos, o Esquerdinha, foi morto com três tiros no peito na Rua João Pedro Ribeiro durante confronto com a polícia. “Ele reagiu à prisão, subiu em um telhado e disparou contra os policiais, que revidaram”, afirmou o delegado seccional.

Além de Martinez, os outros presos são Sérgio de Brito Silva, 26 anos, Luis Carlos Martins de Souza, 23, Ana Flávia dos Santos, 22, a Saza, João Carlos Ribeiro de Almeida, 23, o Macumbeiro ou Pai Zezinho, seu irmão Leandro Ribeiro de Almeida, 19, Marcela Pereira Santos, 23, Eder Nascimento Lima, 19, Marcos Miguel de Lima, 23, Tiago Damasceno Santos, 19, Dario Martinez Silva, 19, e um adolescente de 17 anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;