Internacional Titulo
Clark intensifica campanha para primárias nos EUA
Da AFP
22/11/2003 | 13:01
Compartilhar notícia


O general reformado Wesley Clark, pré-candidato democrata às eleições presidenciais de 2004 nos Estados Unidos, está intensificando sua campanha no estado do New Hampshire, onde serão realizadas no próximo 26 de janeiro as primeiras eleições primárias para a candidatura presidencial democrata.

O pequeno Estado de New Hampshire (nordeste), de 1,1 milhão de habitantes, é considerado há décadas como um microcosmo do eleitorado americano.

Um dos rivais do presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, para as eleições de novembro de 2004, o ex-governador do Vermont, Howard Dean, é considerado como o favorito para vencer as primeiras eleições primárias.

De acordo com uma recente pesquisa, Dean somaria 35% dos votos democratas do Estado, seguido pelo senador John Kerry (23%), e por Wesley Clark (20%). Clark destacou que planeja abrir escritórios de campanha permanentes nas principais cidades do Estado.

Com 59 anos, o ex-comandante supremo das forças aliadas na Europa, que liderou a campanha militar no Kosovo em 1999, ainda começa cada um de seus dias nadando, antes de entrar numa maratona eleitoral de 13 a 14 horas diárias.

À vontade nas atividades eleitorais, Clark discursa incansavelmente sobre amplos temas de sua campanha, inspirando-se no que chama de "um novo patriotismo", e critica abertamente Bush por "ter iniciado uma guerra injustificada contra o Iraque". "Foi uma ação inútil e irresponsável", insiste, além de lamentar a "paralisação" que afeta atualmente a administração Bush no Iraque.

Clark também promete reconsiderar o papel da Otan, vital, segundo ele, para os interesses americanos e do mundo. Quanto à política interior, o pré-candidato democrata, cuja equipe trabalhou com Bill Clinton e Al Gore, promete anular os recortes dos impostos concedidos por Bush aos mais ricos, e reduzir o déficit para financiar seus programas econômicos e sociais.

Quando se reúne com eleitores, Clark parece simpático e atento, e depois de cada apresentação formal, responde às preguntas da audiência. Por exemplo, em um modesto clube de ex-militares em Concord, a capital administrativa do Estado, Clark se apresentou com um copo de cerveja e iniciou uma conversa.

No final do dia, em uma universidade de Plymouth, afirmou que chorou ao conversar com um casal cujo filho único morreu no Iraque. "Abracei a mãe e ela começou a chorar, então eu também chorei", se emociona o general reformado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;