Internacional Titulo
Ministros islâmicos condenam todas as formas de terrorismo
Do Diário OnLine
08/05/2002 | 10:02
Compartilhar notícia


Ministros de assuntos religiosos de mais de 50 países muçulmanos encerraram na quarta-feira um encontro de três dias na Malásia, declarando que o Islã não tolera nenhuma forma de extremismo e terrorismo, e que matar inocentes, mesmo de outras crenças, é pecado.

Os representantes dos 56 países da Organização da Conferência Islâmica e de mais algumas nações que não pertencem ao grupo pediram o fim das agressões israelenses contra os palestinos.

Em seu comunicado final, eles evitaram adotar uma definição do terrorismo, mas disseram que esses meios não justificam os fins a que se destinam. "Se esses atos são praticados por muçulmanos, eles precisam assumir seus pecados e não devem vincular suas ações à religião", disse o texto. "As vidas de pessoas inocentes são o mais valioso aos olhos de Alá. Ele proíbe assassinatos sem motivos."

Repetindo a posição adotada por chanceleres da Organização da Conferência Islâmica, os ministros de assuntos religiosos disseram que o mundo não deve associar os muçulmanos aos ataques de 11 de setembro contra os Estados Unidos. O saudita Saleh bin Abdul-Aziz Al Sheikh disse que a imprensa ocidental "ignora o fato de que o terrorismo é um fenômeno internacional, que não está ligado nem a uma religião nem a uma comunidade em particular".

No final da reunião, os ministros concordaram em incluir no texto final um provocador discurso do primeiro-ministro da Malásia, Mahathir Mohamad, que disse que os muçulmanos são culpados de sua própria pobreza e violência.

No mês passado, Mahathir já havia causado polêmica ao sugerir que os palestinos que cometem ataques contra Israel sejam considerados terroristas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;