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Volkswagen lança no Brasil o Touareg
Por Nelson de Almeida Filho
Da Hp Press
11/05/2004 | 20:28
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A Volkswagen lança no Brasil o Touareg, um 4X4 com menos de cinco metros de comprimento e 40 computadores de bordo. Um VW que se impõe pela tecnologia e também pelo preço: US$ 118 mil.

O nome Touareg é uma homenagem ao povo nômade que habita o Sahara, também conhecido como Cavaleiros do Deserto. Eles são respeitados pelas suas ricas tradições, orgulho, inteligência, coragem mas são conhecidos principalmente pela facilidade em se adaptar às mais diversas condições. E como tal, o Touareg debutou no Rali Paris Dakar deste ano, com uma participação notável, demonstrando excelente habilidade esportiva e conquistando a sexta posição na geral. O Jornal Veículos levou o luxuoso utilitário esportivo da Volkswagen, para um desafio fora de estrada radical e concluiu. Ele esbanja tecnologia e vitalidade.

É curioso como suas linhas arredondadas escondem seu verdadeiro tamanho. Colocando-o ao lado de outros 4X4, como Mitsubishi Sport, Range Rover, BMW X-5, modelos com o mesmo nível de sofisticação, o Touareg tem estilo até simples, porém com personalidade. O projeto do Touareg foi desenvolvido junto com outro modelo, o Cayenne, da Porsche, seu primo-irmão, este ainda mais sofisticado.

Ambos têm a mesma plataforma, alterando itens de estilo, de conveniência e uma motorização mais forte nos modelos da Porsche. A carroceria em estrutura monobloco totalmente zincada tem barras longitudinais integradas que se estendem por todo o veículo e utiliza o processo tailored blank (chapas únicas com espessuras diferentes, tecnologia desenvolvida com auxílio de soldagem a laser). O capô é de alumínio.

A segurança é um item dos mais completos, com sistema de freios com ABS, EDL, ASR e ESP (programa eletrônico de estabilidade). O sistema de frenagem tem discos ventilados nas 4 rodas, eficiente até mesmo quando o veículo está com carga total e velocidades elevadas. A coluna de direção é eletricamente ajustável e com memória. O pneus possuem pressão controlada com compressor de ar acoplado ao motor. Os cintos de segurança dianteiros, de três pontos, são automáticos e contam com regulagem de altura e memória. Para completar, motorista e passageiro da frente são protegidos por bolsas de segurança frontais e laterais. Como reforço, o veículo também é equipado com bolsa inflável do tipo cortina.

Entre os itens de compromisso do Touareg para o asfalto estão equipamentos como piloto automático, revestimento do habitáculo em couro, bancos dianteiros aquecidos e com ajuste elétrico para 12 posições, além de 3 escalas de memória. Mas o que mais atrai a atenção no Touareg são os recursos que disponibiliza para as condições de baixa aderência. Para essa situação existe uma série de sistemas auxiliares que monitoram a performance do veículo permitindo um nível de segurança absolutamente confortável. Pode subir ladeiras de até 45 graus de inclinação, inclinar em laterais de até 35 graus e ter seu sistema de tração controlado e bloqueado. Tudo feito automaticamente.

Em outras palavras, o Touareg é, pelo menos conceitualmente, um sonho para quem gosta de esportividade, agilidade ou precisa trafegar em condições de inverno rigoroso com neve, ou, no caso do Brasil, andar por estradas enlameadas ciente de que não é nenhum piloto de rally. Pode andar também em regiões arenosas com a mesma desenvoltura e até atravessar alagados com cerca de 60 cm de profundidade.

Para sustentar tudo isso, o Touareg conta com um motor V8 de 4.2 litros e 310 cv, câmbio de 6 velocidades com acionamento opcional automático ou tiptronic. Detalhe: o engate linear pode ser feito na alavanca ou por controles na coluna de direção. O comando da direita realiza as mudanças superiores, enquanto a da esquerda faz as reduzidas, tal qual na Fórmula 1.

A suspensão tem molas pneumáticas e amortecedores elétricos, com controles manuais e automáticos de altura e dureza, de acordo com a necessidade e estilo de dirigir. Permite quatro regulagens de altura: carregado, nível de estrada, nível de off-road e nível extra alto. Seja qual for a opção selecionada, a suspensão mantém a altura do solo constante, independentemente do peso da carga transportada. Em estradas de terra usa-se o nível off-road e o extra alto só é recomendado para transpor obstáculos ou desatolar o veículo. E mesmo assim somente a uma velocidade de até 20km/h.

A transmissão 4Motion (tração total permanente) permite que a repartição da força motriz seja ajustada automaticamente para cada uma das rodas. Isso condiciona o utilitário tanto para as características do piso quanto ao estilo de condução do motorista. A caixa de transferência tem reduzida com 3 diferenciais com bloqueios eletrônicos. O sistema, de altíssima tecnologia, dimensiona o utilitário para qualquer tipo de solo, proporcionando pleno equilíbrio dinâmico. Se for preciso redistribuir ainda mais a potência, basta acionar um botão no console central de instrumentos que controla o travamento do diferencial central e permite que a força da tração se concentre no eixo dianteiro e traseiro.

Acionada em um botão localizado no console, a posição LOW (reduzida) tem como finalidade garantir a máxima progressão do VW Touareg em terrenos fora de estrada. Ela é bastante forte, apoiada pelo grande motor, dá a sensação de um verdadeiro trator. Dependendo da inclinação, a marcha reduzida combinada com o bloqueio dos diferenciais, favorece ainda mais a progressão em terrenos íngremes.

Durante avaliação feita pelo Jornal Veículos o Touareg impressionou pela tecnologia, motor, sistemas de bloqueio e também pela força da reduzida. Pesando 2.300 kg e apoiado sobre pneus com desenho tipicamente para rodar no asfalto, e ainda com a baixa aderência que se apresentava no momento do teste, seus modernos sistemas mostraram-se extremamente necessários, já que o veículo comportou-se como um cubo de gelo deslizando sobre uma mesa.

Por mais que a tecnologia venha a seu encontro, nestas condições tem que se andar muito devagar, igual a qualquer outro carro. O ABS, por exemplo, pode representar grande perigo na mão dos menos hábeis ou afoitos, visto que seus sensores não conseguem, em tempo hábil, fazer a leitura de qual roda tem mais ou menos aderência. Quando nenhuma delas a tem, o veículo pode continuar deslizando com o pedal absolutamente travado. Nessas condições não há milagres.

*Nelson de Almeida é jornalista e fundador do Jeep Club do Brasil e o mais conceituado Off Roader do País. Ele testou com exclusividade o VW Touareg para o Jornal Veículos.




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