Internacional Titulo
Setor energético é fundamental para integraçao, diz espanhol
Por Do Diário do Grande ABC
26/06/1999 | 13:28
Compartilhar notícia


O vice-presidente da Comissao Européia, o espanhol Manuel Marín, afirmou neste sábado que o setor energético é fundamental para consolidar a integraçao da Uniao Européia com a América Latina. Ele acredita que esse segmento, que inclui energia elétrica, exploraçao e produçao de petróleo e gás, será um dos primeiros a produzir resultados concretos na política de aproximaçao comercial entre o bloco europeu e os países latino-americanos.

Marín, que participou neste sábado do Fórum do Rio e Energia, um dos eventos paralelos à Cimeira, declarou, porém, ser necessária a definiçao mais transparente das regras de mercado. "É preciso um marco regulatório, limpo, claro e estável", afirmou Marín, lembrando que os países europeus têm grande oferta de investimentos para este setor já saturado na Europa. Paralelamente na América Latina, há uma forte demanda, mas sem recursos suficientos para investimentos.

O diretor-geral da Organizaçao Latino-Americana de Energia (Olade), Juan Montas, declarou que políticas de estabilidade macroeconômica e a fixaçao de regras de mercado vao facilitar a entrada de capital europeu na América Latina, especialmente para empreendimentos em energia. A estimativa da Cepal é de que nesta década tenham ingressado cerca de U$ 112 bilhoes para o segmento.

Segundo Fernando Sánchez Albavera, somente no ano passado o fluxo de capitais foi de U$ 58 bilhoes. Ele lembrou o ingresso de empresas européias como a Électricité de France (EDF), Endesa Iberdrola e EDP, no Brasil e outros países, como um exemplo de entrada de capitais nunca antes vista e uma demonstraçao da globalizaçao da indústria energética na regiao.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;