Memória Titulo COLUNA
A Faculdade de Desenho de Mauá chega ao fim. Mas sua memória permanece viva
Por Ademir Medici
22/12/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A Faculdade de Desenho Industrial de Mauá marcou época. Nasceu nas dependências da escola Viscondão e ganhou instalações próprias na Avenida Itapark, então bastante periférica, no subúrbio da cidade. Uma instituição que teve à frente a professora Maria Aparecida Zaccarelli dos Santos, sua diretora durante muitos anos.

A Fadim reuniu grandes mestres. Pessoal técnico de indústrias como a General Motors lecionou na instituição. Seu currículo foi premiado. Alunos, antes mesmo de formados, passaram a atuar na indústria do Grande ABC e de São Paulo, galgando postos importantes.

Trabalhos desenvolvidos na Fadim foram expostos na própria escola, em Mauá, e outras cidades. Caso do protótipo de um automóvel desenvolvido pelos alunos e exposto na Masp. E do carro de corrida da Coopersucar, pilotado pelos irmãos Fittipaldi, que foi exposto na instituição.

Nomes do porte de Dilson Funaro (proprietário da Trol e que foi ministro da Fazenda), publicitário Alexandre José Periscinoto, engenheiro Sérgio Penna Kehl participaram como patronos, paraninfos e nomes de turma da Fadim.

Criada em 1975, a Fadim marcou gerações, para chegar ao fim em 2017. Já não pertencia à professora Cida, mas não deixou de ser lembrada por antigos alunos e professores, que no último dia 30 realizaram o 40º encontro de designers.
 

Uma peça que comove e diverte

Texto: Milton Parron

Ceia dos Cardeais foi escrita por um jovem que, à época, tinha 26 anos de idade, o festejado escritor português Júlio Dantas, nascido na cidade de Lagos em 1876 e falecido em Lisboa em 1962.

A obra já é traduzida em 50 idiomas. Foi escrita em versos alexandrinos e adaptada para o teatro. Estreou no dia 28 de março de 1902 na Sala Dona Amélia, em Lisboa, teatro que ainda hoje existe e agora se chama São Luis.

A história decorre numa luxuosa sala do Vaticano, na qual três cardeais, enquanto ceiam sentados ao redor de uma mesa, discutem o sentido da vida, o seu ciclo e o que aconteceu na infância e juventude de cada um dos três: cardeal Gonzaga, que é português, cardeal Ruffo, espanhol e cardeal Montmoreny, francês.

A peça comove e diverte. Como todo ser humano, os cardeais também tiveram em algum momento as suas fraquezas.

Ao final, como sempre acontece, essa peça de um único ato é aplaudida entusiasticamente pela plateia em pé. A encenação que irá ao ar no Memória, gravada especialmente para o programa, foi apresentada no dia 12 de junho de 2008 no Teatro Municipal Baltazar Dias, na cidade do Funchal, Ilha da Madeira.

Interação com Facebook

‘Caso fictício com jeito de parábola’

O jovem poeta sai pelas matas em busca de inspiração. Pretende escrever os mais lindos versos de amor para oferecer à mulher amada.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 22 de dezembro de 1988. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima

Diário há 30 anos

Quinta-feira, 22 de dezembro de 1988 – ano 31, edição 6942
 

Manchete – Seis morrem em São Bernardo na pior chuva dos últimos 58 anos
- Barracos do Jardim Silvina despencaram de uma altura de 100 metros.
- Enchentes voltam a castigar São Caetano e bairros de Santo André.
- Trólebus param na Avenida Pereira Barreto.
- Caos em São Paulo.
Informática – Cegos já podem obter extrato bancário em Braile.
Social – Regiane Helena Canever eleita miss São Bernardo no São Bernardo Tênis Clube, cf. coluna Encontro, da jornalista Claudete Reinhart.

Em 22 de dezembro de...

1918 – A banda e a Sociedade Italiana de São Caetano participam, em São Paulo, de cortejo entre o Trianon e o Cemitério do Araçá em comemoração à vitória italiana na guerra.

No cemitério foi depositada uma coroa de flores na capela votiva levantada à memória dos reservistas de São Paulo mortos na guerra, obra do escultor L. Petrucci.

A guerra acabou. Do noticiário do Estadão:
- A desmobilização na França.
- A ação do conselho de operários e soldados na Alemanha.
- A ação dos iugoslavos residentes na América do Sul.
1943 –- Presidente Getúlio Vargas visita São Bernardo. Desfila na Rua Marechal Deodoro. Promete devolver a autonomia à cidade, perdida em 1938 para Santo André.
 

Santos do Dia

- Francisca Xavier Cabrini (Itália 1850 – Chicago, Estados Unidos, 1917). A primeira cidadã norte-americana canonizada.
- Francisco Xavier
- Floro
- Ciremão

Municípios Brasileiros

- Quarenta e um municípios celebram aniversários em 22 de dezembro, entre eles Aguiar, na Paraíba; Alcântara, no Maranhão; Flor da Serra do Sul, no Paraná; e Divisa Alegre, em Minas Gerais.

Fonte: IBGE

Nas Ondas do Rádio

-Rádio Bandeirantes AM (840) e FM (90,9)Memória. A ceia dos Cardeais.

Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h, além da internet, radiobandeirantes.com.br .
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;