Setecidades Titulo Mobilidade
Acessos gratuitos no transporte aumentam 85% em Santo André

Segundo a Aesa, em 2012 foram 8,5 milhões de passagens com custo zero, enquanto a projeção para este ano é a de 15,7 milhões

Por Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
20/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O número de acessos gratuitos registrados no sistema de transporte público de Santo André por meio de benefícios concedidos pela própria Prefeitura cresceu 85% nos últimos seis anos, conforme levantamento feito pela Aesa (Associação das Empresas do Sistema de Transporte de Santo André).

Segundo dados obtidos pelo Diário, após registrar em 2012 um total de 8,5 milhões de acessos gratuitos, neste ano a projeção é a de que o sistema chegue a dezembro com quase 15,7 milhões de entradas em que passageiros tiveram custo zero.

Impulsionado após a criação do Bilhete Único Andreense, em junho de 2013, o número de gratuidades concedidas na cidade deve atingir em 2018 a marca de 27% do universo de 57 milhões de acessos registrados em ônibus municipais, índice que tem colocado em xeque o equilíbrio econômico do serviço.

Para o gerente-geral da Aesa, Luiz Marcondes de Freitas Júnior, o cenário é influenciado ainda pela falta de revisão da atual legislação que determina as concessões de gratuidades no município. Segundo ele, as atuais diretrizes não dispõem de itens capazes de restringir o universo de usuários que procuram o benefício. “Hoje, por exemplo, não há restrição de renda máxima para o passageiro ter acesso gratuito, como também não há obrigação de ser, pelo menos, morador do município”, explica.

Uma das situações mais emblemáticas observadas no sistema andreense está na concessão de gratuidades a todos os estudantes da cidade, sejam eles da rede pública ou privada. Segundo a Aesa, a situação vai na contramão do modelo adotado em outras cidades do País. “Em muitos locais, o benefício está restrito a alunos de baixa renda”, pondera Marcondes.

A gratuidade é concedida também para idosos acima de 60 anos, aposentados e pessoas com qualquer tipo de deficiência. Lançado neste ano, o Cartão Prioridade, destinado para pessoas com 65 anos ou mais, já atingiu a marca de 31 mil unidades ativas.

Conforme mostrado pelo Diário na semana passada, o sistema de reconhecimento por biometria facial instalado nos ônibus municipais de São Bernardo desde julho já identificou 4.300 usos irregulares dos cartões que oferecem algum tipo de gratuidade. Todos os benefícios foram bloqueados por seis meses pela Prefeitura.

DEBATE
Na sexta-feira, a partir das 19h, especialistas em transporte participarão de audiência pública convocada pela Câmara de Santo André, onde irão debater o sistema de gratuidade, assim como outros temas junto a representantes da sociedade civil, trabalhadores e empresários.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;