Memória Titulo MEMÓRIA
Carta aberta a Jânio
Por Ademir Médici
12/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


Eleito presidente da República com larga margem de votos, Jânio Quadros era uma esperança. Esta constatação pode ser auferida no Editorial publicado em 9 de outubro de 1960 pelo News Seller, seis dias depois da eleição. Editorial em forma de carta aberta a Jânio:
- (...) a República está combalida, falida, fraca. Sua vitalidade, porém, é impressionante, o que lhe permite recuperar-se, em pouco tempo, bastando não ferir-lhe, continuamente, o organismo, como há muito tempo vem sendo feito.
- V. Excia é a confiança de milhares de pessoas de que a sangria não continue, de que o medicamento certo será aplicado, de que para os grandes males haverá sempre os grandes remédios. O povo tem fé em V. Excia., Dr. Jânio da Silva Quadros. Não o desaponte.

Aguardava-se um depoimento do presidente eleito. A entrevista coletiva à imprensa seria dada na quinta-feira seguinte. E o News Seller seria o único jornal do ABC presente.

AMANHÃ
 É hora da apuração.
 

Crônica andreense.

A história de um relógio.
E a lembrança de Glauco Zucchi

A pesquisadora Maria Claudia Ferreira, do blog Santo André Ontem e Hoje, apresenta Célio Fenili. Ele é citado com muito carinho na mais recente entrevista que Claudia concedeu ao DGABC TV. Vejam lá: www.dgabc.com.br .

Claudia define o Sr. Fenili como um contador de histórias da cidade de Santo André. “Seus relatos fazem muito sucesso”, atesta a pesquisadora, enviando a crônica que se segue.
 

Casados há 50 anos

Texto: Célio Fenili

Eu venho aguardando a data de hoje há muito tempo, pois ela celebra as bodas de ouro entre eu e o meu relógio de pulso Tissot.

Este relógio foi o meu objeto de desejo antes de eu fazer 18 anos, em 30 de dezembro de 1967. Ele ficava exposto na vitrine da Relojoaria Zucchi, revendedora oficial Tissot em Santo André. Esta relojoaria ficava em frente às Lojas Americanas, na Coronel Oliveira Lima. Pertencia a um italiano, Sr. Glauco Zucchi.

O que me atraiu foi o design do relógio, todo em aço inoxidável, inclusive a pulseira com furos redondos. Na vitrine da relojoaria o relógio ficava num suporte típico. Atrás do relógio uma propaganda da marca, apenas mostrando dois braços de um piloto de Fórmula 1 segurando o volante de um bólido na pista.

As corridas automobilísticas estavam se popularizando naquele fim dos anos 1960, o que fez toda a diferença para mim. Além do que o relógio era (e é) uma máquina de excelência, conforme o tempo mostrou.

No nosso trajeto, meu e do meu pai, passávamos na Relojoaria Zucchi. Vendo todo o meu entusiasmo pela máquina de medir o tempo, meu pai me fez a surpresa e me presenteou no meu aniversário de 18 anos.

Desde então este relógio sempre esteve presente no meu dia a dia. Toda vez que o consulto, de certa forma eu estou olhando um pouco para o meu pai também.

Quanto ao Sr. Glauco Zucchi, ele era uma figura muito conhecida e querida em Santo André. Ligado ao Primeiro de Maio FC, Morava na Rua Elisa Flaquer. Boa-praça. Muito intenso em tudo o que fazia.
 

Em 12 de novembro de...

1918 – A gripe espanhola em São Paulo: casos novos, 4.826; altas, 954; óbitos, 272.
Criados 40 hospitais provisórios, 40 postos de socorros e sete postos em fábricas.
Entre as mortes, a de Miguel Toffalo, chefe do tráfego da Light & Power.
- A questão da paz. Do noticiário do Estadão: foi assinado o armistício entre a Alemanha e a ‘Entente’; as hostilidades foram suspensas às 11h do dia 11; as condições do armistício aceitas pela Alemanha equivalem a uma completa capitulação.

1973 – Secretaria da Segurança Pública anuncia melhorias no atendimento do posto de identificação do Grande ABC, em resposta a reportagem publicada pelo Diário.


Interação com Facebook
 

‘Um caso real de sequestro’
 

Ao sair de casa, o homem beija a mulher com a promessa de não encostar o umbigo nos balcões dos bares e botecos.

Da crônica de Guido Fidelis publicada pelo Diário em 12 de novembro de 1988 e transcrita agora, na íntegra, no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Sábado, 12 de novembro de 1988 - ano 31, edição 6908

Manchete – Governo divulga a lista com os 146 preços congelados
Sistema Trólebus – Vai haver também ônibus diesel.
Eleições Municipais – Quatro Sabatini na luta pela Câmara de São Bernardo, por partidos diferentes: Amauri, Maria, Alfredo e Elia.

Os quatro são fotografados na maior praça da cidade, a Samuel Sabatini, onde está o Paço Municipal. Ao centro da foto, o patriarca da família, Alfredo Sabatini, ex-vereador.

O local escolhido tinha o busto de Samuel Sabatini. Lindo. Enorme. Hoje sobrou a lápide vazia, esquecida ao lado do terminal de trólebus. O bronze, onde está? Guardado na Garagem Municipal? Ou derretido como fizeram com a Taça Jules Rimet?

Quem fez a reportagem dos Sabatini foi o saudoso repórter Rafael Guelta, com fotos da Vânia Delpoio.

Sugestão... – Ao prefeito Orlando Morando. O piscinão do Paço começa a ser coberto, a exemplo do Piscinão do Vale do Pacaembu, em São Paulo. Quando o senhor for inaugurar a revitalizada Praça Samuel Sabatini, determine a colocação de um novo busto do Sr. Samuel Sabatini no local. O modelo pode ser tirado das fotos que a Vânia Delpoio fez e o Diário publicou há 30 anos.

Com este gesto, prefeito Morando, o senhor estará contribuindo para a construção da memória da cidade e homenageando, na pessoa de Samuel Sabatini, o cidadão são-bernardense.

Cultura & Lazer – Elétrica e acústica, Tetê Espindola no Teatro Cacilda Becker, em São Bernardo.

Memória – Enchente na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo.

Memória Eleições – Início do século 20: panfleto agita a região.
 

Hoje
- Dia do Psicopedagogo
- Dia do Supermercado
- Dia Nacional de Prevenção de Arritmias Cardíacas e Morte Súbita

Santos do Dia

- Josafá Kuncewycz (1580-1623). Monge polonês lituano.
- Cuniberto
- Livino

-Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 12 de novembro:

- Na Bahia, Alcobaça
- No Paraná, Amaporã, Planaltina do Paraná e Realeza
- No Rio de Janeiro, Armação dos Búzios
- No Mato Grosso, Batayporã
- Na Paraíba, Borborema
- Em Goiás, Campo Alegre de Goiás, Cromínia e Mairipotaba
- No Tocantins, Goiatins e Itacajá

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;