Cena Política Titulo
MP Eleitoral monitora auxílio às mulheres
Por Raphael Rocha
26/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


O Ministério Público Eleitoral tem mostrado que, neste ano, vai agir fortemente para impedir que mulheres sejam usadas pelos partidos apenas para cumprir cota de candidatura – a lei determina que haja ao menos 30% de postulantes do sexo oposto. O primeiro passo foi a sugestão, acatada pela Justiça Eleitoral, para que os mesmos 30% do fundo partidário sejam destinados aos projetos femininos. Agora, o MP Eleitoral avisou: está monitorando as prestações de conta dos candidatos para saber se a determinação de investimento em campanhas de mulheres está sendo cumprida à risca. “O MP Eleitoral está de portas abertas para ouvir candidatas que eventualmente pediram e não obtiveram verbas para suas campanhas. Traga seu relato e se alie ao MP em sua luta por mais igualdade de gênero na política.”

BASTIDORES

Caminhada

Pela segunda vez, o ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin, candidato do PSDB à Presidência da República, fará campanha no Grande ABC. Depois de participar de ato em São Bernardo, Alckmin caminhará hoje pelo calçadão da Rua Coronel Oliveira Lima, no Centro de Santo André, com os prefeitos Paulo Serra (PSDB-Santo André), Orlando Morando (PSDB-São Bernardo) e José Auricchio Júnior (PSDB-São Caetano), além de candidatos da coligação e apoiadores. A atividade tem início às 11h30. Na eleição ao governo do Estado em 2014, o tucano venceu em todos os municípios da região.

Apto
Candidato a deputado federal pelo Psol de São Bernardo, o ex-vereador Aldo Santos conseguiu reverter, no TSE (Tribunal Superior Eleitoral), a impugnação de candidatura imposta pelo TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo). Com isso, Aldo está apto na corrida eleitoral.

Defesa
Por falar no ex-governador Geraldo Alckmin, presidenciável do PSDB, o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), gravou e divulgou vídeo no qual defende o voto no tucano. “Ele é o homem preparado para trazer o Brasil de volta”, afirma Auricchio, no vídeo.

Sem canudo
Postulante a deputado estadual pelo PSB de São Bernardo, o ex-vereador Admir Ferro afirma que, se eleito, vai propor projeto de lei para proibir o uso de canudos de plástico em todo o Estado. “Usamos os canudos de plástico por dez minutos para tomar um suco ou refrigerante e ele demora até 1.000 anos para se decompor. Alguma coisa está errada”, avalia o socialista.

Avaliação
Candidato a deputado estadual pelo PR em Diadema, o vereador Luiz Paulo Salgado alfinetou o rompimento da dobrada oficial do governo do prefeito Lauro Michels (PV), uma vez que Regina Gonçalves (PV), nome a federal, e Márcio da Farmácia (Podemos), postulante a estadual, têm intensificado alianças com nomes de São Bernardo, como Carla Morando (PSDB) e Alex Manente (PPS), respectivamente. “Márcio e Regina brigam entre si e o prefeito Lauro Michels ‘lava’ as mãos. O pessoal de fora corre para aproveitar a oportunidade. O povo é sábio. Já percebeu que é possível virar a página”, disse.

Movimentações
O prefeito de Mauá, Atila Jacomussi (PSB), tornou públicas mais movimentações em seu governo. O advogado Fabricio Ferreira de Araujo Tavares foi indicado para comandar a Arsep (Agência Reguladora de Serviços Públicos), no lugar de Paulo Sérgio Pereira, que foi designado para liderar a Sama (Saneamento Básico do Município de Mauá). Outra alteração foi a ida de Marcos Eduardo Camargo Maluf, atual secretário de Administração e Modernização, para acumular a Pasta de Transportes. Aliado de longa data da família Jacomussi, José Viana Leite agora está como chefe de Gabinete. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;