Setecidades Titulo EE Vila Magini
Alunos cobram acesso
a saneamento básico

Estudantes de Mauá citam riscos de doenças por falta de redes de esgotamento sanitário em redações

Daniel Macário
Do Diário do Grande ABC
22/09/2018 | 07:00
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


 A falta de redes de esgotamento sanitário, um dos principais problemas do saneamento básico na região, foi um dos assuntos abordados ontem por estudantes da EE Vila Magini 2, em Mauá, durante a aplicação de provas da 12ª edição do Desafio de Redação que, neste ano, propõe para estudantes discorrerem sobre o tema Uma Atitude Sustentável Pode Mudar o Mundo.

Na semana em que levantamento do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) indicou que menos de 40% das cidades brasileiras contam com política municipal de saneamento básico, sendo Diadema o único município da região neste cenário, estudantes cobraram, por meio de seus textos, ações mais efetivas do poder público para sanar a problemática.

“Nós de Mauá, por exemplo, temos muitos bairros com esgoto a céu aberto, o que nos coloca em risco a diversas doenças”, enfatizou o jovem João Victor Pereira da Rocha, 12 anos, ao dirigir críticas a governantes e parcela da população. “Precisamos ter políticas voltadas para a ampliação da rede de tratamento. Mauá tem uma ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), mas ainda não temos uma ETA (Estação de Tratamento de Água). Enquanto isso, os moradores precisam cuidar mais da cidade ao não descartar de forma irregular o lixo.”

Embora Mauá esteja entre as cidades com melhores índices de saneamento básico da região, atingindo taxas de 93% de coleta de esgoto e 70% de tratamento, a jovem Ashiley Alves Rabelo, 13, lembra que ainda é importante investir em campanhas de conscientização. “As pessoas precisam parar de fazer ligações clandestinas. Fora isso, ainda tem muita sujeira nos bueiros”, frisa.

Organizado pelo Diário, o Desafio de Redação segue na segunda-feira em 14 instituições de ensino espalhadas por Santo André, Diadema e Mauá. A correalização do concurso literário é da USCS (Universidade Municipal de São Caetano), com patrocínio do Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental de São Caetano), copatrocínio da Braskem, e tem apoio da rede de academias Smart Fit.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;